Notícias

Caminhada pelo clima reúne quase 1 milhão em todo o mundo

No domingo, manifestantes se reuniram em cerca de 1,5 mil eventos para pressionar governos a se comprometerem com energia limpa.

Redação ((o))eco ·
22 de setembro de 2014 · 10 anos atrás

Marcha em Nova York reuniu 300 mil pessoas entre artistas, políticos e manifestantes. Foto: Avaaz.
Marcha em Nova York reuniu 300 mil pessoas entre artistas, políticos e manifestantes. Foto: Avaaz.

O domingo, 21 de setembro, foi dia em que centenas de milhares de pessoas se reuniram para marchar em prol do clima. Nova York, Berlim, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres, Vancouver, Bogotá e Melbourne estão entre as cidades em que multidões participaram da Marcha promovida pela ONG Avaaz e mais de 1.200 organizações não-governamentais ao redor do mundo. O objetivo da marcha é pressionar autoridades que se reunirão nesta terça-feira (23) na Cúpula de Líderes pelo Clima, na ONU, a se comprometer a adotar fontes de energia não poluentes até 2050.

Num dia chuvoso de fim de inverno, no Rio de Janeiro mais de 4 mil pessoas caminharam na orla de Ipanema, (veja fotos). Em Nova York a marcha reuniu 300 mil pessoas. Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, participou da caminhada, num esforço de trazer a mobilização da opinião pública para a Cúpula do Clima. Essa reunião servirá como prévia para a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas (COP), que esse ano ocorrerá em Lima, no Peru, em novembro.

Em mais de 161 países aconteceram pequenas manifestações pedindo o fim dos subsídios a energia fóssil e que os governos se comprometam a adotar fontes de energia 100% limpas até 2050.

 

 

Leia Também
Rio: preparativos para a caminhada pelo Clima
Brasil, entre o berço esplêndido e caos climático
Mudanças do clima reduzem produção de alimentos

 

 

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.