Notícias

Notícia ruim

Um relatório recém divulgado pelas Nações Unidas aponta que Ásia e América Latina são os continentes que mais despejam esgoto nos oceanos do planeta. Estima-se que entre 80% a 90% desses materiais lançados nas zonas costeiras não recebem qualquer tipo de tratamento. “O estado do ambiente marinho” destaca ainda que metade dos lançamentos no Mediterrâneo é in natura. No mar Cáspio esse percentual sobe para 60%. Segundo a ONU, o aumento de nutrientes na água, causado por lançamentos de restos de animais e agricultura têm provocado o crescimento anormal de algas, que retiram oxigênio do mar para outros organismos, formando verdadeiras “zonas mortas”. E o número dessas zonas tem duplicado a cada década desde 1960. A China, por exemplo, registrou em 2001 cerca de 15 mil km2 dessas algas em seus oceanos.

Redação ((o))eco ·
5 de outubro de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
19 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo D

EUA, Paraguai, Austrália e Turquia disputam vaga na próxima fase. Na Copa das Áreas Protegidas, cada país entra em campo com suas estratégias de conservação

Notícias
19 de junho de 2026

Produtores rurais impedem audiência pública sobre criação de UC no Pantanal

Com discurso carregado de desinformação sobre “impactos” do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra, grupo liderado por sindicato rural ocupa auditório e nega diálogo com ICMBio

Externo
19 de junho de 2026

Entenda por que a extinção das línguas é uma questão ambiental

Mais de 2 mil línguas indígenas correm risco de desaparecer neste século – e, com elas, poderemos perder conhecimentos ecológicos tradicionais de suma importância

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.