Notícias

CAR: Prazo para inscrição termina nesta quinta-feira

Registro eletrônico é obrigatório para todas as propriedades rurais. A ausência de inscrição acarreta restrição no crédito rural.  

Daniele Bragança ·
3 de maio de 2016 · 6 anos atrás
CAR
Cadastro é obrigatório parar todo tipo de imóvel rural. Foto: Daniele Bragança.
Cadastro é obrigatório parar todo tipo de imóvel rural. Foto: Daniele Bragança.

Nesta quinta-feira (05) termina o prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório para os proprietários de imóveis rurais. Ao contrário do que fez ano passado, desta vez o governo não deu sinal de que prorrogará o prazo. Quem não aderir ao CAR não terá acesso ao crédito rural.

O CAR é um registro eletrônico que identificará as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Com o cadastro, os órgãos ambientais saberão quem tem passivo ambiental e quem está seguindo o que determina a lei.  

Segundo o último balanço, ainda restam 397,8 milhões de hectares para aderir ao CAR. Até agora, 70,3% da área prevista já foi cadastrada no sistema. A região Norte lidera o ranking de cadastros, com 85,8% do território já cadastrado, seguida da região Sudeste (71,4%), Centro-Oeste (67,9%), Nordeste (43%) e Sul (41,4%).

Leia Também

CAR: prazo vence em maio e ruralistas já falam em prorrogação

Governo prorroga prazo e agora quer pressa para Cadastro Ambiental Rural

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Dicionário Ambiental
30 de setembro de 2013

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais. Saiba como neste guia.

Notícias
5 de maio de 2015

Governo prorroga prazo e agora quer pressa para Cadastro Ambiental Rural

Apenas 25% da propriedades rurais do país aderiram ao sistema dentro da data limite estipulada. Proprietários ganharam mais um ano de prazo.

Notícias
27 de maio de 2022

São Paulo registra duas décadas de poluição do ar acima do recomendado pela OMS

Em alguns pontos da cidade, concentração de poluentes foi quatro vezes maior do que o indicado, mostra estudo. Poluição mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta