Notícias

Em recado para Bolsonaro, Cármen Lúcia diz que Supremo não vai admitir ‘caquistocracia’

Nome se refere a um sistema de governo onde os líderes são os piores e menos qualificados possível. André Mendonça pede vista e STF adia decisão de duas das sete ações em pauta

Cristiane Prizibisczki ·
6 de abril de 2022 · 2 anos atrás

Após pedido de vista do ministro André Mendonça, o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou hoje (6) a conclusão do julgamento de duas das sete ações ambientais que estão sendo analisadas pela Suprema Corte no chamado “pacote verde”. O debate será retomado amanhã, com a análise de outros processos que estão em pauta.

O pedido de vista foi precedido de um longo voto da ministra Cármen Lúcia na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760 e na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 54. 

A ADPF 760 foi aberta por sete partidos políticos – PSB, Rede, PDT, PV, PSOL e PCdoB – e cobra a retomada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) de modo suficiente para viabilizar o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.

A ADO 54 tem como requerente a Rede Sustentabilidade e acusa o Governo Federal de descaso com o meio ambiente e omissão no combate ao desmatamento da Amazônia, contrariando o dever do Poder Público de promover a conscientização ambiental e zelar pelo meio ambiente.

Na sustentação de seu voto, que teve início na sessão da última quinta-feira (30/03), Cármen Lúcia detalhou com minúcia o processo de “desmonte” da política de controle do desmatamento na Amazônia e as ações e omissões do Governo Federal que levaram à desproteção do meio ambiente como um todo no país e, em especial, na Amazônia.

Ao defender o cumprimento dos princípios constitucionais, sobretudo o do não retrocesso e o da eficiência, Cármen Lúcia mandou um recado a Bolsonaro:

“Não se quer, depois de o mundo ter andado tanto, que se visualize erosões democráticas com derivações para as erosões e a destruição também em terras e florestas, porque isso atinge não só um desastre ambiental, mas um desastre humanitário […] a gente quer que os melhores estejam nos cargos ou os habilitados estejam nos cargos públicos, como é da excelência exigida constitucionalmente com o princípio da eficiência. Não se quer e não se admitiria uma caquistocracia em nenhuma matéria no espaço público, menos ainda em matéria ambiental”, disse.

Além do voto pela procedência de ambas as ações em pauta, a ministra ainda elencou uma série de ações que, em seu entendimento, devem ser tomadas pelo Poder Público Federal, entre elas:

  • União e os órgãos e entidades federais competentes – Ibama, ICMBio, Funai e outras – deverão, dentro de suas competências legais, formular e apresentar, no prazo de 60 dias, um plano de execução efetivo e satisfatório do PPCDAm e outros que estejam vigentes, especificando as medidas que serão adotadas para a retomada da fiscalização e controle do desmatamento e outros crimes ambientais. Neste plano deverão constar, expressamente, cronogramas, metas, objetivos, prazos e projeção de resultados com datas e indicadores esperados;
  • Governo Federal e órgãos competentes deverão apresentar os instrumentos e providências que serão adotados até 2023 para atingimento da meta máxima de desmatamento de 3.925 km²/ano. Atualmente, a taxa anual está em mais de 13 mil km².
  •  União deverá apresentar, no prazo de 60 dias, um plano de fortalecimento institucional do Ibama, ICMBio e Funai.
  •  Executivo deverá criar mecanismos de transparência, que contenham relatórios objetivos, claros e ilustrados com resultados das ações em curso.

“Pelos dados técnicos apresentados, comprova-se o quadro de insegurança jurídica ambiental, proteção deficiente ao meio ambiente, descumprimento ao princípio da prevenção com grave e previsível risco de dano irreparável ao meio ambiente, à saúde humana, à biodiversidade, à riqueza da fauna e flora da Amazônia, o enfraquecimento do solo, tudo devidamente comprovados nesses autos […] Eu voto para que se julgue procedente o reconhecimento do estado de coisas inconstitucional quanto ao desmatamento da Amazônia”, disse a ministra.

Além dessas duas ações debatidas hoje, outras cinco compõem o “pacote verde” que será analisado no Supremo durante o mês de abril. O julgamento é considerado histórico para o Direito ambiental do Brasil e para a litigância climática internacional.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
31 de março de 2022

Julgamento do “Pacote Verde” no Supremo é adiado para próxima semana

Nenhuma das sete ações ambientais da pauta foi votada. Debate será retomado na quarta-feira com votação dos ministros para os dois processos em discussão

Notícias
30 de março de 2022

Supremo dá início a julgamento histórico do “pacote verde”

Sete ações relacionadas ao desmonte da política ambiental estão em pauta. Meio ambiente vive um processo de destruição institucional por “cupinização”, diz ministra Cármen Lúcia

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.