Notícias

Ibama adota medidas preventivas e afastamento de servidores com sintomas do COVID-19

Em circular enviada aos funcionários, o presidente do Ibama recomendou o afastamento de servidores com sintomas da doença, que passarão a realizar o trabalho de forma remota

Duda Menegassi ·
17 de março de 2020 · 4 anos atrás
Servidor do Ibama usa máscara em operação contra agrotóxicos. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama.

O presidente do IBAMA, Eduardo Bim, enviou ontem (16/03) um ofício-circular aos servidores do órgão com uma lista de recomendações para prevenir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19). Entre as medidas indicadas por Bim estão o afastamento por 14 dias de servidores com sintomas da doença, execução das atividades por trabalhos remotos, dispensa dos estagiários e suspensão de viagens internacionais e participação em oficinas e congressos.

As recomendações têm como objetivo seguir as orientações do próprio Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) na prevenção à proliferação do novo coronavírus. “Qualquer servidor, colaborador ou estagiário que tenha retornado de viagem internacional ou que apresentar febre ou sintomas respiratórios (…) ficam afastadas administrativamente, pelo período mínimo de 14 (quatorze) dias, devendo prontamente comunicar à chefia imediata”, descreve o documento. Os servidores afastados terão a opção de realizar a execução das atividades por trabalho remoto a não ser que seja constatada a impossibilidade da prestação de trabalho remoto, caso em que será posteriormente ajustado o cronograma de compensação de horário. Em caso de confirmação de doença por atestado de saúde, o servidor será isento do trabalho remoto.

O trabalho de colaboradores terceirizados será analisado caso a caso, de acordo com a empresa contratada e a natureza do trabalho. Já os estagiário serão dispensados pelo período mínimo de 14 dias.

O documento orienta ainda a suspensão temporária das seguintes atividades: a realização de eventos das dependências do Ibama, em especial quando houver a participação de público externo; o acesso de público externo à áreas comuns como restaurante, biblioteca e agências bancárias nas dependências do Ibama; a realização de novas viagens internacionais a serviço pelo período de 30 dias; e a participação de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos, a trabalho, pelo período de 30 dias.

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que viajou aos Estados Unidos recentemente, também está cumprindo quarentena em acordo com as orientações do Ministério da Saúde e tem trabalhado de casa, em São Paulo.

Até o momento, o Brasil tem 234 casos confirmados e 2.064 casos suspeitos, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde ontem (16). Hoje, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou também a primeira morte por coronavírus no estado paulista, a primeira registrada no Brasil.

 

Leia Também 

ICMBio suspende visitação em unidades de conservação em prevenção ao coronavírus

O que é o IBAMA

Servidores do Ibama só poderão dar entrevistas com autorização prévia

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
5 de março de 2020

Servidores do Ibama só poderão dar entrevistas com autorização prévia

Portaria assinada pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim, restringe acesso de servidores com a imprensa. Toda demanda passará pela Assessoria de Comunicação

Dicionário Ambiental
16 de dezembro de 2013

O que é o IBAMA

Sua missão é proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Entenda como faz isto neste guia ((o)) eco.

Notícias
17 de março de 2020

ICMBio suspende visitação em unidades de conservação em prevenção ao coronavírus

Ofício encaminhado hoje pelo presidente do ICMBio indica o fechamento de todos os parques nacionais por uma semana como medida preventiva ao Covid-19

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.