Notícias

Kerry faz crítica velada ao Brasil em discurso em Londres

Enviado de Biden para o clima elogia Índia, China e África do Sul e diz que “outros países” estão “removendo os pulmões do mundo”

Claudio Angelo · Felipe Werneck ·
20 de julho de 2021 · 3 anos atrás

O enviado especial para o clima do governo americano, John Kerry, afirmou nesta terça-feira (20) em Londres que alguns países estão aumentando o desmatamento e “continuando a cortar ilegalmente a floresta tropical”. Segundo o americano, esses países estão “removendo os pulmões do mundo, destruindo uma biodiversidade insubstituível e desestabilizando o clima, tudo ao mesmo tempo”.

Os tais países não foram nomeados, mas o sujeito oculto da frase tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. Numa fala que não poupou elogios a grandes emissores do mundo em desenvolvimento, como China, Índia e África do Sul – e que mencionou de forma positiva até mesmo aos vilões clássicos do clima Arábia Saudita e Rússia –, o Brasil apareceu apenas de forma velada, e mal na fita.

O que não deixa de ser irônico, considerando que Kerry e Biden estiveram, três meses atrás, a um passo de dar um cheque gordo ao governo brasileiro a título de “cooperação em clima” para “salvar a Amazônia” – incorretamente chamada de “pulmão do mundo”.

Foi preciso uma campanha internacional movida por ativistas, indígenas, artistas e intelectuais no Brasil e nos Estados Unidos para demover o governo americano da ideia de premiar Bolsonaro por seu mau comportamento ambiental. O então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles encarregou-se de fazer outro tanto, pegando um avião para o Pará para melar uma operação da PF contra madeira ilegal na mesma semana em que se reuniu com a equipe de Kerry para pedir dinheiro. O serviço foi finalizado pelos alertas de desmatamento na Amazônia, que cresceram nos últimos meses e podem revelar uma taxa de devastação na casa dos 10 mil quilômetros quadrados pelo terceiro ano seguido.

O czar do clima dos EUA fez um discurso forte – descrito pela imprensa britânica como “apaixonado” – no jardim botânico de Kew, na capital inglesa. O objetivo da visita foi criar momento político para uma reunião na semana que vem que juntará ministros de cerca de 30 países para tentar costurar as negociações da COP26, a conferência do clima de Glasgow, em novembro.

A conversa será dura, porque a rodada de discussões informais de maio não produziu praticamente nenhum resultado, e há pontos fundamentais que seguem travados pelo motivo de sempre: países desenvolvidos cobram ambição dos países em desenvolvimento em corte de emissões e países em desenvolvimento cobram financiamento adequado, que aqueles ainda não entregaram.

Kerry comparou a situação do mundo na 2a Guerra Mundial, quando a ameaça existencial do nazismo juntou os renitentes EUA ao Reino Unido e aos inimigos soviéticos, à atual crise climática, que igualmente demanda respostas globais.

“A crise do clima é o teste do nosso tempo, e enquanto alguns ainda podem acreditar que ela está se desenrolando em câmera lenta, esse teste é tão agudo e existencial quando qualquer outro que o antecedeu”, afirmou.

Ele fez uma longa lista dos impactos que a humanidade já sofre com a crise do clima, e lembrou que mesmo as promessas de corte de emissões feitas pelos países na assinatura do Acordo de Paris deixariam o mundo aquecer 3oC – duas vezes mais do que o 1,5oC preconizado pela ciência. Citando o IPCC, o painel do clima da ONU, Kerry ressaltou que o mundo tem até 2030 para cortar 45% das emissões de gases de efeito estufa se quiser entrar numa trajetória compatível com 1,5oC. E que a Agência Internacional de Energia já disse que isso significa parar novos investimentos em petróleo e carvão já neste ano e construir todos os dias, daqui a 2030, a maior usina solar do planeta.

Numa metáfora utilizada há anos pelos cientistas e ambientalistas e largamente ignoradas pelos governos, o americano comparou o combate à crise climática ao esforço de guerra, quando as fábricas dos EUA tiveram sua produção toda direcionada a tanques e aviões militares. “É precisamente o que precisamos fazer agora: tratar a mudança climática como a crise que ela virou e montar uma resposta comparável à mobilização de guerra, uma oportunidade maciça de reconstruir nossas economias na esteira de uma pandemia histórica.”

Para isso, prosseguiu, os EUA e a China já se mostraram dispostos a cooperar. “Obviamente não é um mistério que a China e os EUA têm muitas diferenças. Mas, no clima, a cooperação é a única maneira de nos libertarmos do pacto suicida atualmente em curso no mundo.”

Enchentes

No último domingo (18), na primeira visita a locais devastados pela tempestadeque matou pelo menos 170 pessoas no oeste da Alemanha, a chanceler Angela Merkel reconheceu que o país precisa fazer mais: “Temos de ser mais rápidos na luta contra as alterações climáticas”, disse Merkel, que deve deixar o cargo em setembro.

Ela comanda há quase 16 anos um país em que a participação das energias renováveis no consumo final bruto chegou a 19,6%, superando a meta para 2020 (18%). As emissões na Alemanha têm caído gradualmente desde a década de 1980, e a meta para 2030 determina redução de 65% em relação a 1990, com o objetivo de atingir a neutralidade em 2045, o que coloca o país à frente de muitos outros industrializados. Mas ainda é pouco. “As decisões políticas que estão sendo tomadas agora não se alinham com 1,5oC, escreveua ativista alemã Luisa Neubauer, do movimento Fridays For Future.

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

  • Felipe Werneck

    É editor do Fakebook.eco, uma iniciativa do Observatório do Clima

Leia também

Notícias
22 de abril de 2021

EUA anuncia compromisso de reduzir emissões em 50% até 2030

A nova meta, anunciada durante abertura da Cúpula do Clima, praticamente dobra a redução que havia sido proposta pelos americanos no Acordo de Paris

Notícias
28 de janeiro de 2021

Biden torna o clima grande novamente

Presidente faz anúncio amplo de medidas para gerar empregos e impulsionar a economia por meio do combate à crise climática e decreta moratória a óleo e gás em terras públicas

Notícias
20 de janeiro de 2021

Bolsonaro cita proteção da Amazônia em carta endereçada a Joe Biden 

Presidente cita novas metas apresentadas pelo Brasil no Acordo de Paris como exemplo do compromisso brasileiro em relação ao meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.