Notícias

Macacos Bugios são reintroduzidos no Parque Nacional da Tijuca

Quatro membros da espécie nativa foram soltos dentro do parque na última sexta-feira. Repovoamento conta com apoio da UFRJ.

Daniele Bragança ·
8 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
Macacos bugios (Alouatta guariba) têm nova morada no Parque Nacional da Tijuca. Quatro membros da espécie foram reintroduzidos essa semana. Foto: Ernesto Viveiros de Castro/ICMBio.
Macacos bugios (Alouatta guariba) têm nova morada no Parque Nacional da Tijuca. Quatro membros da espécie foram reintroduzidos essa semana. Foto: Ernesto Viveiros de Castro/ICMBio.

Há menos de uma semana, o Parque Nacional da Tijuca virou a casa de 4 macacos bugios (Alouatta guariba) oriundos ou de cativeiro ou de apreensões de órgãos ambientais. A reintrodução da espécie nativa aconteceu após esses bugios passarem 8 meses no Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro (CPRJ/INEA) para realização de exames, quarentena e formação do grupo social.

Após essa etapa, foi instalado um viveiro dentro do parque, que permitiu a adaptação gradual do grupo. Bugios vivem em bandos de 3 a 12 membros, sendo comandados por um macho dominante, que fica responsável pelo grupo. A adaptação de animais que viviam isolados num bando faz parte do treinamento para que a reintrodução da espécie na natureza possa ser realizada.

A soltura, realizada na última sexta-feira (04), foi considerada um sucesso.

Dos 4 animais, dois já exploram o ambiente do entorno e os outros dois ainda preferem se manter próximos do viveiro. Não é para menos, esses dois mais medrosos são oriundos de cativeiro e estão acostumados com as grades. Mesmo assim, o grupo se mantém coeso.

Outros grupos devem ser devolvidos à natureza nos próximos anos para estabelecer uma população viável a longo prazo.

Refaunação

A chegada desses novos moradores é parte de programa de reintrodução de espécies nativas localmente extintas na unidade de conservação. Ao longo da história da área que viria a se tornar o Parque Nacional da Tijuca, muitas espécies foram extintas no local devido a caça predatória e a destruição de habitats. A ocupação de cafezais no século XIX contribuiu para a retirada dessas espécies, que agora estão sendo reintroduzidas.

Em 2009, o parque reinseriu as cutias (Dasyprocta leporina) e agora os Bugios (Alouatta guariba).

Macaco bugio (Alouatta guariba) entre as grades do viveiro e a natureza aberta. Foto: Ernesto Viveiros de Castro/ICMBio.
Macaco bugio (Alouatta guariba) entre as grades do viveiro e a natureza aberta. Foto: Ernesto Viveiros de Castro/ICMBio.

Fernando Fernandez, pesquisador da UFRJ e colunista de ((o))eco, participa do projeto Refauna e explica a importância da iniciativa: “a refaunação permitirá recuperar processos ecológicos importantes que foram perdidos no ecossistema do Parque Nacional da Tijuca, especialmente a dispersão de sementes das grandes árvores. Isso é importante para garantir que a floresta possa conservar, a longo prazo, a sua biodiversidade”.

O programa de refaunação do PNT está sendo realizado por uma equipe composta de pesquisadores de várias instituições, especialmente a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a equipe técnica do próprio Parque, coordenada pelo biólogo Ernesto Viveiros de Castro, chefe da unidade.

O Projeto Refauna é atualmente financiado com recursos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

 

Leia Também
Preenchendo com vida a floresta vazia
Ilha Campbell: da tragédia das pragas à recuperação
Um tigre, dois tigres… 1,3 tigres

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
2 de fevereiro de 2009

Um tigre, dois tigres…1,3 tigres

Vítimas da ignorância, grandes felinos somem de reservas criadas especialmente para eles. Mundo moderno, superpopuloso e fragmentado está expulsando essa e outras espécies.

Análises
16 de dezembro de 2014

Ilha Campbell: da tragédia das pragas à recuperação

Na Nova Zelândia, uma das ilhas subantárticas é exemplo de recuperação ambiental e refaunação, após colapso econômico e abandono a pragas.

Colunas
2 de setembro de 2009

Preenchendo com vida a floresta vazia

A conservação precisa adotar uma postura mais agressiva. Reintroduzir espécies localmente extintas é contribuir para um mundo melhor, e não apenas impedir que ele se torne pior.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. LUIZ CARLOS RODRIGUES diz:

    Boa tarde,
    Sou freguentador assíduo da Ilha grande, ficava alojado numa casinha na beira da mata e sempre era acordado 5 da manha pelos gritos dos macacos Bugios, porém de um ano pra cá não tenho escutado mais, ja caminhei por certas trilhas, faço um grito parecido pra ve se algum responde. Mas não tenho a resposta. Sugiro pesquisar e caso tenha sido dizimado por doença passadas, peço que introduza outros Bugio nessa área que muito importante para a natureza.


  2. Felipe diz:

    Eu quase não acreditei quando eu vi um macaco desse ai com meus próprios olhos , na subida da serra Grajaú Jacarepaguá nessa semana .
    Ai vim aqui no google saber um pouco + , e fico sabendo q eles foram colocados la por biólogos , fico feliz com o trabalhos deles


  3. vagner diz:

    Acho que essa reintrodução representa exemplo tecnicamente planejado do que os biólogos brasileiros pró-ativos podem fazer em benefício da conservação do país. Vamos torcer para que esta, e outras ações de ecologia aplicada, possam ter sucesso e repercussão.


  4. yasmin diz:

    esse animais são muitos importantes para o nosso país


  5. George diz:

    Claro que o maior desafio vai ser o povo que acha bugio "gostoso" de comer. Na Serra do Mar continua sendo um dos bichos mais caçados.


  6. Flávio Mendes diz:

    Belo exemplo em meio a tantas notícias ruins envolvendo o meio ambiente. E como anda a população de cutias reintroduzidas?


  7. paulo diz:

    Parabéns a todos. Isto mesmo é a AÇÂO que precisamos. Diagnósticos temos bastante, agora devemos aplicar os tratamentos necessários.


  8. José diz:

    Parabéns aos envolvidos! Conseguir esse feito no cenário atual não é fácil!