Notícias

Podcast apresenta a toninha, golfinho mais ameaçado do país

Iniciativa do Projeto de Conservação da Toninha pretende dar visibilidade à essa espécie de golfinho ameaçado e pouco conhecido, através de um podcast de ficção ambiental

Duda Menegassi ·
1 de novembro de 2020 · 3 anos atrás
Toninhas vistas do alto no mar. Foto: Maristela Colucci/Divulgação

Ainda que seja uma ilustre desconhecida para maioria dos brasileiros, a toninha é o golfinho mais ameaçado do país. Para dar visibilidade a essa espécie sob risco de extinção, foi lançado nesta sexta-feira (30) o podcast “Toninhas: A extinção do golfinho invisível”. Com sete episódios, o programa narra uma aventura ficcional em que uma jornalista investigativa vai cobrir uma tragédia ambiental em Ubatuba, São Paulo: o súbito aparecimento de 33 carcaças de toninhas na praia. Enquanto acompanha as aventuras da repórter, cuja voz é personificada pela atriz Camila Márdila, o ouvinte será apresentado a este tímido golfinho que ocorre na zona costeira do Brasil e às ameaças para sua conservação.

O podcast é uma iniciativa do Projeto de Conservação da Toninha, criado em 2015 e apoiado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO). A aposta no formato inovador para apresentar essa espécie ameaçada é parte da iniciativa de dar visibilidade à toninha e engajar as pessoas em sua proteção. O roteiro é assinado por Luna Grimberg, da série “Coisa Mais Linda”, da Netflix.

“O formato de ficção numa plataforma que cresce no Brasil tem o potencial de informar e envolver um público muito maior no desafio que consiste a conservação da toninha. É uma espécie muito ameaçada e pouco conhecida e, quanto maior a visibilidade, maior a chance de sobrevivência”, conta Ana Helena Bevilacqua, gerente do projeto no FUNBIO.

Podcast “Toninhas: a extinção do golfinho invisível”. Imagem: Reprodução

Atualmente, a população de toninhas no país é estimada em cerca de 20 mil indivíduos, distribuídos na zona costeira brasileira entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, mas com ocorrência também no litoral do Uruguai e da Argentina. As maiores ameaças enfrentadas por elas são a perda de habitat, a poluição e sua captura acidental em redes de pesca.

“É a minha primeira experiência gravando um podcast. O formato tem ganhado força e eu ouço bastante. Por isso fiquei bastante animada com a ideia de fazer um de ficção para tratar do projeto de conservação das Toninhas. A história tem uma boa dose de humor e mistério e dá conta de um conteúdo super importante num formato inovador”, ressalta a atriz que dá voz à protagonista..

O primeiro episódio já está no ar disponível em plataformas digitais como Spotify e Apple Podcast e um novo episódio será lançado a cada semana. Além da história ficcional, o podcast trará também entrevistas com cientistas que vão explicar mais detalhadamente as características das toninhas e as razões para a urgência nos esforços de conservação da espécie.

Escute o primeiro episódio do podcast Toninhas: A extinção do golfinho invisível”:

 

Leia também

Conhecimento coordenado para buscar soluções – a conservação da toninha

Proteção para a toninha não cair nas redes

Toninha, o primo discreto

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
27 de fevereiro de 2014

Toninha, o primo discreto

Enquanto seus parentes, botos e golfinhos, gostam de se exibir com grandes saltos, o animal da semana só "dá as caras" para tomar um fôlego.

Notícias
24 de janeiro de 2013

Proteção para a toninha não cair nas redes

Restringir pesca com redes de emalhe em locais de pequena profundidade pode ajudar a proteger as toninhas, um dos menores golfinhos do mundo.

Análises
29 de outubro de 2020

Conhecimento coordenado para buscar soluções – a conservação da toninha

As toninhas são golfinhos pouco conhecidos e muito ameaçados, pois dividem o habitat -- a zona costeira -- com pescadores e suas redes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.