Notícias

Regulação da pesca é alvo de protestos em Santa Catarina

Reserva extrativista em Laguna pode proteger populações tradicionais e de peixes. Proposta corre há quase duas décadas

Aldem Bourscheit ·
21 de junho de 2023

Uma das unidades de conservação que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima tentou emplacar no último Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, foi a Reserva Extrativista do Farol de Santa Marta, em Laguna (SC).

Ela será 100% marinha, reforçará a APA da Baleia Franca e permitirá aos pescadores artesanais manter a saúde da área de onde tiram seu sustento, regulando a pesca, definindo defesos, locais e espécies capturadas.

A legislação federal explica que nas reservas extrativistas o uso sustentável dos bens naturais protege os meios de vida e as culturas de populações, como de pescadores. Santa Catarina já tem a resex marinha do Pirajubaé, criada em 1992. 

Mas a proposta da nova reserva é criticada por setores municipais. “Nosso objetivo é construir um processo jurídico com embasamento legal e técnico comprovando que a reserva pode prejudicar as populações tradicionais”, diz o prefeito Samir Ahmad (Republicanos).

Todavia, o enredo é outro, afirma a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM). 

Lideranças da entidade afirmaram a ((o))eco que populares são manipulados para se posicionar contra a resex por quem quer manter a pesca predatória e a especulação imobiliária na região. 

Os planos para proteger aquelas águas vêm desde 2005. Estudos técnicos e audiências públicas foram feitas. A minuta do decreto criando a resex passou pela Casa Civil da Presidência da República, descreve a Confrem. 

“Levaram a ‘lógica do agronegócio’ pra dentro da água. Assim como fazem com outros recursos naturais, querem acabar com os estoques pesqueiros, mas sem pescado não haverá pescadores”, afirmam as lideranças. 

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
7 de julho de 2022

Políticos de SC se unem para reduzir proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí

Projeto de lei para mudar categoria do parque já tramita na Câmara dos Deputados. Unidade protege 57 mil hectares de Mata Atlântica em nove cidades catarinenses

Notícias
4 de julho de 2022

Casal de ambientalistas sofre atentado e tem casa alvejada por tiros

Donos de reservas particulares em Santa Catarina, Elza e Germano Woehl tiveram sua residência alvejada por múltiplos disparos feito por um homem de moto na noite da última terça-feira (28)

Salada Verde
5 de junho de 2023

Governo anuncia criação de primeiro parque nacional da Paraíba

Área protegida terá 61 mil hectares. Reserva Extrativista no Pará também será ampliada, anuncia Executivo como parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Lisiane diz:

    É cada coisa que a gente tem que ler 🤡 manipulados? Ninguém aqui foi manipulado! Muito pelo contrário, pedimos informações sobre o que estava acontecendo “por baixo dos panos” durante quase 2 décadas e estão correndo. Audiência pública nunca teve, se teve não foi divulgada como deveria. O por que de estarem se escondendo tanto? Quem não deve não teme!


  2. luizpradobr diz:

    A primeira dessas palhaçadas de reservas extrativistas marinhos usando o lero-lero dos povos tradicionais e similares foi feita em Arraial do Cabo já há tempos, não adiantou absolutamente nada – até porque as grandes embarcações de pesca de arrasto não se aproximam da costa e destroem tudo – e ainda ficou no ar a suspeita de que ao menos nos primeiros anos havia se transformado numa rota de entrada de drogas (à boca pequena da população local).