Salada Verde

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Duda Menegassi ·
18 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Próximo da divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, estão duas áreas de relevância ecológica para a Mata Atlântica e para a Serra do Mar. Do lado paranaense, a Serra do Araçatuba, uma das mais altas da região. Já do lado catarinense, estão os Campos do Quiriri. Em ambas as partes, a paisagem é marcada por inúmeras formações rochosas, campos de altitude e uma rica fauna e flora. Para garantir a proteção deste patrimônio, os deputados estaduais Goura (PDT-PR) e Marquito (PSOL-SC), protocolaram na última sexta-feira (15) uma proposta para criação de um parque nacional na região. No sábado (16), a proposta foi entregue pessoalmente à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante um evento em Curitiba.

A proposta é fruto de uma ação conjunta que envolve técnicos, montanhistas, produtores rurais, pesquisadores, ambientalistas e empresários que atuam no território. A região já recebe diversos turistas, que vem em busca não apenas dos atrativos naturais – com as trilhas e picos –, mas também gastronômicos e culturais. A região também possui relevância hídrica, pois representa uma importante área de mananciais, que abriga as nascentes dos rios Negro, Cubatão e Pirabeiraba.

A proposta destaca ainda as espécies endêmicas da região, ou seja, as que ocorrem apenas ali, como o sapinho-do-quiriri (Brachycephalus quiririensis), um anfíbio minúsculo descoberto somente em 2015 e considerado em perigo crítico de extinção.

De acordo com os parlamentares, a criação de um parque nacional é a melhor alternativa para proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos, aliados ao desenvolvimento turístico e cultural da região.

“Essa região é um patrimônio natural fantástico que está entre o Paraná e Santa Catarina e por ser uma situação que envolve os dois estados justifica ainda mais a criação de uma unidade de conservação federal, de gestão nacional, para potencializar a necessidade de preservação, do fortalecimento do turismo de natureza, turismo das comunidades, turismo rural, junto com a urgência da preservação da biodiversidade que esse território representa”, explica o deputado Goura.

Atualmente, a região sofre grande ameaça e pressão antrópica, alerta a proposta, como graves riscos de incêndios, coleta de espécies botânicas e a invasão de pinheiros (Pinus sp.) que tem tomado o espaço das árvores nativas.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
22 de fevereiro de 2024

ICMBio convoca sociedade para analisar propostas de novas UCs

Ao todo, foram analisadas 219 propostas de criação ou ampliação de unidades de conservação em todos os biomas do país. Maior parte delas na zona costeira e marinha

Salada Verde
15 de março de 2024

Valor de ingresso em parque nacional gera protestos no RS

Desde outubro de 2021, a concessionária privada estaria cobrando preços descolados da realidade do turismo regional

Reportagens
28 de fevereiro de 2024

A trajetória de um montanhista que decidiu lutar pela conservação

Ex-diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA-RJ, André Ilha fala sobre visitação de UCs, política ambiental e como um esporte o despertou para o ativismo ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.