Leilão de créditos voluntários
Está marcado para 22 de dezembro o primeiro leilão de créditos de carbono voltado ao mercado voluntário, quando serão leiloadas 240 mil "unidades de reduções de emissões verificadas" em onze projetos administrados pela Carbono Social Serviços Ambientais em cerâmicas nos estados de São Paulo, Pará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Eles reduziram suas emissões de gases-estufa substituindo a queima de combustível por fontes renováveis, como bagaço de cana, caroço de açaí, casca de arroz e outras. Os créditos de carbono ofertados foram validados por certificadoras credenciadas pelas Nações Unidas. Os dois leilões de créditos de carbono realizados anteriormente pela BM&F/Bovespa, em 2007 e 2008, ofertaram reduções certificadas da prefeitura de São Paulo, oriundos de projetos dos aterros sanitários Bandeirantes e São João. O edital do próximo leilão pode ser acessado aqui. →
Dia de foto: angiquinho
Bela espécie do Cerrado floresce entre março e junho, projetando milhares de "raios" em rosa vivo pontilhados de amarelo. →
O cidadão Pachauri
Chefe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC), o indiano Rajendra Pachauri, participou na noite desta segunda-feira da entrega do Earth Journalism Awards, no Danish Radio Hall em Copenhague. Diante de uma platéia de jornalistas, admiradores e organizações não governamentais, Pachauri respondeu que como chefe do IPCC não poderia expressar se apóia a proposta de limitar a temperatura do planeta a um acréscimo de no máximo 1.5º C ou 2ºC, mas mesmo sabendo que sua declaração poderia assumir as manchetes no dia seguinte, disse: “Como cidadão eu não tenho como não defender o limite de 1.5ºC”. Pachauri ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2007. O concurso, organizado pelo Internews, escolheu as 15 melhores reportagens sobre mudanças climáticas, e O Eco venceu a categoria América Latina, levou a menção honrosa no quesito florestas e o prêmio mais prestigiado da noite, o voto popular, com a série "A trajetória da fumaça", de Andreia Fanzeres e Cristiane Prizibisczki. →
Campanha pós-climática
Distribuindo gafes, Dilma Roussef mostra que de meio ambiente nada sabe. Como será uma campanha à presidência pós-Copenhague? →
Balanço das negociações da COP15
Começa a semana final das negociações da Conferência do Clima. Metas de longo prazo ainda não foram decidas e faltam propostas de financiamento sobre a mesa. Clique para ouvir . →
Itatiaia merece novo alojamento
Restrições para pernoite na parte alta do parque nacional provocam manifestação de entidades de montanhistas. Eles esperam ações até maio, diz manifesto →
Além das negociações
Conferência do Clima também é um bom lugar para descobrir novas publicações, trabalhos e atividades sobre o clima ao redor do globo. →
De olho na regularização
Ministério Público Federal exige que governo vistorie áreas que está entregando através do programa Terra Legal para evitar irregularidades. →
Dilma chega à COP15
Na véspera de seu aniversário, ministra da Casa Civil chega a Copenhague e diz que é "absurdo" flexibilizar responsabilidades dos ricos e reforça que Brasil continua no grupo dos emergentes. →
As expectativas de Roberto Smeraldi
Roberto Smeraldi, diretor do Amigos da Terrra/Amazônia Brasileira, está em Copenhague para acompanhar as negociações que envolvem mudança climática e florestas tropicais. →
Stern e Braga no Forest Day
Economista inglês defende que países ricos paguem pobres pela preservação da floresta. Governador do Amazonas afirma que o estado vai ter desmatamento zero em 2030. →


