Qual é o meio ambiente que deixaremos para as próximas gerações? A preservação ambiental é feita no presente; a colheita dos frutos, contudo, fica para um futuro indeterminado. A educação sobre manguezais, a partir de uma multiplicidade de métodos, sensibiliza sobretudo a juventude, atribuindo-lhe um papel de destaque na defesa do ecossistema.
Em Acaraú, o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desenvolve, há mais de uma década, trabalhos de pesquisa e extensão, servindo de referência acadêmica na área.
Já em Barra de Moitas, comunidade do município de Amontada, a educação ambiental é intrínseca aos modos de vida tradicionais. Para os nativos, “pertencimento” é palavra-chave, e suas histórias de vida estão atreladas às do ambiente que os rodeia.
Este é o quinto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação.
Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques
Orientação: Daniele Bragança
Edição de som: Karízia Marques
“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.
Leia também
STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal
Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida →
Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas
EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático" →
Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração
Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral →




