Os manguezais apresentam enorme potencial econômico: por um lado, garantem a subsistência de comunidades tradicionais e, por outro, causam deslumbramento àqueles que os visitam. A atividade de turismo, contudo, muitas vezes pode causar diversos impactos socioambientais, sobretudo quando feita em larga escala.
Em contraponto, o turismo comunitário surge como uma proposta de preservar os recursos naturais, bem como valorizar os conhecimentos e as vivências de populações tradicionais que há gerações ocupam aqueles ecossistemas. Nos municípios cearenses de Acaraú e Amontada, existem comunidades que promovem esse tipo de atividade, unindo educação ambiental, relações trabalhistas justas e vínculos afetivos.
Este é o quarto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação.
Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques
Orientação: Daniele Bragança
Edição de som: Karízia Marques
“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.
Leia também
Organizações ambientais se juntam em coalizão pela defesa dos oceanos
Lançamento da SOS Oceano nesta quinta-feira (23) aumenta pressão pela proteção da Foz do Amazonas e pela criação de áreas marinhas protegidas em locais como Albardão (RS) →
Implementação do Código Florestal avança no Brasil, mas ainda enfrenta desigualdades, indica estudo
O salto de 1,6 milhão de registros no CAR com análise iniciada (+41%) e 485 mil validados (+92%) se deve a mecanismos de automação e mudanças regulatórias, segundo o CPI/PUC-Rio →
MPs firmam Declaração de Belém e assumem papel direto na agenda climática
Documento assinado durante evento preparatório da COP30 indica tentativa de alinhar sistemas de justiça ao combate a crimes ambientais e à pressão por cumprimento de metas climáticas →




