Podcast

Podcast: Turismo comunitário, um outro olhar sobre os manguezais 

No litoral cearense, iniciativas comunitárias promovem uma experiência imersiva para turistas

Gabriel Matos · Karizia Marques ·
16 de janeiro de 2025

Os manguezais apresentam enorme potencial econômico: por um lado, garantem a subsistência de comunidades tradicionais e, por outro, causam deslumbramento àqueles que os visitam. A atividade de turismo, contudo, muitas vezes pode causar diversos impactos socioambientais, sobretudo quando feita em larga escala. 

Em contraponto, o turismo comunitário surge como uma proposta de preservar os recursos naturais, bem como valorizar os conhecimentos e as vivências de populações tradicionais que há gerações ocupam aqueles ecossistemas. Nos municípios cearenses de Acaraú e Amontada, existem comunidades que promovem esse tipo de atividade, unindo educação ambiental, relações trabalhistas justas e vínculos afetivos. 

Este é o quarto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. 

Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques

Orientação: Daniele Bragança

Edição de som: Karízia Marques

“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

  • Gabriel Matos

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) e cofundador do projeto de extensão Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM), no qual aborda temáticas ambientais a partir de uma linguagem descontraída.

  • Karizia Marques

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do projeto de extensão de jornalismo ambiental, Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM).

Leia também

Reportagens
20 de maio de 2025

Projeto que reduz licenciamento ambiental passa em comissões do Senado e vai ao plenário

PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima

Notícias
20 de maio de 2025

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas

Ibama aprova plano da petrolífera sobre fauna atingida. Anúncio contraria parecer técnico e acontece dias depois de presidente da empresa dizer “Vamos perfurar”

Salada Verde
20 de maio de 2025

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade

Previsão é que até 5 de junho o governo publique decreto com diretrizes da estratégia nacional, que envolve também setor privado e sociedade civil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.