Reportagens

Jornalistas como cobaias

A Fundação Getúlio Vargas,no Rio, oferece curso que pretende ensinar como o meio ambiente deve ser tratado pelos meios de comunicação para não sair mal na foto.

Ana Antunes ·
26 de abril de 2005 · 19 anos atrás

No dia 30 abril, às oito horas da manhã de um sábado, a Fundação Getúlio Vargas iniciará um curso sobre meio ambiente e desenvolvimento para jornalistas. O objetivo é capacitar os profissionais a cobrirem melhor este assunto que não é tão simples quanto parece. Envolve termos técnicos, leis e conceitos específicos que muitas vezes viram armadilhas para os leigos.

Quarenta profissionais de diversos meios de comunicação, como “O Globo”, “O Estado de Minas”, “Correio Brasiliense”, “Folha de São Paulo” e “O Eco” foram convidados a participar da turma experimental. Serão 82 horas de aula ministradas no decorrer de seis meses, mas boa parte via internet, no estilo ensino a distância.

A Fundação já oferece programas de gestão ambiental on line e a idéia de ampliar a grade para atender a jornalistas surgiu de uma conversa com a empresa Vale do Rio Doce, disse Felipe Spinelli, coordenador de marketing da FGV On Line. Segundo ele, foi detectada a necessidade de se ter pessoas qualificadas para tratar de meio ambiente na mídia.

Apesar de a turma ter apenas jornalistas, o curso foi planejado para todos os profissionais da área de comunicação. O objetivo é aprimorar a habilidade deles de apurar e avaliar fatos ligados a temática ambiental. Dentro dos temas abordados estarão: a evolução histórica da questão ambiental, problemas ambientais em escala global, legislação ambiental, gestão ambiental empresarial, recursos hídricos e energia.

O curso está dividido em quatro módulos de 15 horas (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Legislação Ambiental, Instrumentos de Política Pública e Meio Ambiente e Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial), somando 60 horas de curso via Internet. Os alunos participarão de estudo de casos, simulação de entrevistas, dinâmicas e exercícios em grupo. As 12 horas restantes serão divididas em cinco dias de palestras e workshops presenciais, que servirão para estimular as discussões e o pensamento critico. Eles acontecerão na sede da FGV, na Praia de Botafogo, no Rio.

As inscrições para esta primeira edição do curso já estão encerradas, mas os módulos específicos sobre gestão ambiental devem ser disponibilizados na internet para o público no segundo semestre deste ano, segundo a coordenadora acadêmica do curso, Susana Feichas. A abertura de uma nova turma especial para jornalistas em 2006 depende do sucesso da que se inicia no próximo sábado.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.