Reportagens

Jornalistas como cobaias

A Fundação Getúlio Vargas,no Rio, oferece curso que pretende ensinar como o meio ambiente deve ser tratado pelos meios de comunicação para não sair mal na foto.

Ana Antunes ·
26 de abril de 2005 · 21 anos atrás

No dia 30 abril, às oito horas da manhã de um sábado, a Fundação Getúlio Vargas iniciará um curso sobre meio ambiente e desenvolvimento para jornalistas. O objetivo é capacitar os profissionais a cobrirem melhor este assunto que não é tão simples quanto parece. Envolve termos técnicos, leis e conceitos específicos que muitas vezes viram armadilhas para os leigos.

Quarenta profissionais de diversos meios de comunicação, como “O Globo”, “O Estado de Minas”, “Correio Brasiliense”, “Folha de São Paulo” e “O Eco” foram convidados a participar da turma experimental. Serão 82 horas de aula ministradas no decorrer de seis meses, mas boa parte via internet, no estilo ensino a distância.

A Fundação já oferece programas de gestão ambiental on line e a idéia de ampliar a grade para atender a jornalistas surgiu de uma conversa com a empresa Vale do Rio Doce, disse Felipe Spinelli, coordenador de marketing da FGV On Line. Segundo ele, foi detectada a necessidade de se ter pessoas qualificadas para tratar de meio ambiente na mídia.

Apesar de a turma ter apenas jornalistas, o curso foi planejado para todos os profissionais da área de comunicação. O objetivo é aprimorar a habilidade deles de apurar e avaliar fatos ligados a temática ambiental. Dentro dos temas abordados estarão: a evolução histórica da questão ambiental, problemas ambientais em escala global, legislação ambiental, gestão ambiental empresarial, recursos hídricos e energia.

O curso está dividido em quatro módulos de 15 horas (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Legislação Ambiental, Instrumentos de Política Pública e Meio Ambiente e Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial), somando 60 horas de curso via Internet. Os alunos participarão de estudo de casos, simulação de entrevistas, dinâmicas e exercícios em grupo. As 12 horas restantes serão divididas em cinco dias de palestras e workshops presenciais, que servirão para estimular as discussões e o pensamento critico. Eles acontecerão na sede da FGV, na Praia de Botafogo, no Rio.

As inscrições para esta primeira edição do curso já estão encerradas, mas os módulos específicos sobre gestão ambiental devem ser disponibilizados na internet para o público no segundo semestre deste ano, segundo a coordenadora acadêmica do curso, Susana Feichas. A abertura de uma nova turma especial para jornalistas em 2006 depende do sucesso da que se inicia no próximo sábado.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
13 de agosto de 2026

Quatro jacutingas se preparam para reforçar população na natureza

As jacutingas, ameaçadas de extinção no país, nasceram no Parque das Aves, e passarão por um período de adaptação antes da soltura no interior de São Paulo

Análises
13 de agosto de 2026

Restauração não é custo, é estratégia de desenvolvimento do Brasil

Restaurar a vegetação nativa é um caminho para geração de emprego, renda, investimentos e competitividade para o Brasil, muito além dos benefícios ambientais

Salada Verde
13 de agosto de 2026

STF suspende julgamento sobre limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Corte suspende julgamento sobre limites do Parque da Serra do Tabuleiro após placar apertado. Análise será retomada com colegiado completo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.