Reportagens

Guerreiro do arco-íris

Morre aos 63 anos o fundador do Greenpeace, Bob Hunter. Jornalista ambiental, ele entrou no ativismo por acaso e criou uma nova e criativa forma de protestar.

Ana Antunes ·
3 de maio de 2005 · 19 anos atrás

Em 15 de setembro de 1971, manifestantes velejaram até a ilha Amchitka, no Alasca, para tentar impedir uma série de testes nucleares. O jornalista Robert Hunter acompanhou o grupo para escrever sobre o evento. O barco se chamava “The Greenpeace”, e Hunter saiu da experiência convertido à causa, sendo responsável pela criação de um movimento com o mesmo nome, que se transformaria em uma das ongs mais conhecidas do mundo. Agora o Greenpeace terá que seguir sem ele. Bob Hunter morreu de câncer nesta segunda-feira, 2 de maio, aos 63 anos.

Hunter cunhou termos que se tornaram célebres no ambientalismo, como “guerreiros ecológicos”, para denominar os defensores do meio ambiente, e “mind bombs” (“bombas mentais”), atos ou sons pensados especialmente para chamar a atenção da mídia para fatos que, a princípio, não seriam notícia. O Greenpeace ganhou notoriedade por promover ações assim, com imagens memoráveis, como ativistas lançando-se em minúsculos botes salva-vidas para abordar enormes barcos de caça a baleias ou pintando peles de bebês focas para tirar seu valor comercial. Bob esteve por trás de todas as manifestações do movimento durante a década de 1970.

Adepto da contracultura dos anos 60, Bob atribuiu o surgimento do Greenpeace a uma série de fatores que se combinaram, na Vancouver da época. Segundo ele, a cidade canadense tinha a maior concentração per capita do mundo de “amantes do verde, estudantes radicais, sindicalistas revoltados, trotskistas, maconheiros, defensores da preservação dos peixes, defensores dos direitos dos animais, vegetarianos, nudistas e budistas”. Todos esses tipos se juntaram para protestar contra os testes atômicos na ilha do Alasca, formando o movimento “Don´t Make a Wave Committe”, que se reunia no porão de uma igreja. O nome foi criado pelo próprio Bob mas, quando chegou a hora de arrecadar dinheiro para a campanha, ele não cabia em uma camiseta ou bóton, por isso adotaram o nome do barco, Greenpeace.

Os protestos de 1971 contra a maior potência bélica do mundo ocasionaram o primeiro fechamento de fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos desde 1812. Os testes acabaram e, em menos de um ano, a ilha de Amchitka, no arquipélago de Aleutian, Alasca, foi transformada em santuário da vida selvagem. Desta primeira vitória, a organização partiu para outras lutas, como impedir os testes atômicos franceses, a caça de baleia pelos russos e a matança de filhotes de focas no Canadá.

O que era para ser apenas uma reportagem terminou sendo a luta de uma vida inteira. Bob foi o primeiro presidente do Greenpeace, em 1973, e apesar de ter formalmente deixado a organização em 1981 para dedicar-se à carreira de escritor, continuou colaborando com a instituição, sendo o principal responsável por sua internacionalização.

Descrito como um “xamã” pelo atual presidente-executivo do Greenpeace, Gerd Leipold, Bob gostava de comparar os membros da ong ao mito da tribo Cree. Esse grupo indígena norte-americano acreditava em espíritos “guerreiros do arco-íris”, que salvariam a natureza quando a Terra estivesse doente. Eloqüente e excelente contador de histórias, Bob criou um novo tipo de ambientalismo, que marcou todas as ações do Greenpeace. O discurso criativo e impactante atraiu muitos jovens para o ativismo ecológico, bem como uma legião de doadores. O Greenpeace só aceita doações de pessoas físicas, não de empresas, o que leva a instituição a depender de sua presença na mídia para continuar arrecadando fundos.

Paulo Adário, coordenador de Amazônia do Greenpeace Brasil, disse que Bob Hunter foi a pessoa que ensinou a organização a lidar com os meios de comunicação. “Ele sabia que a mídia era uma ferramenta histórica para conscientizar as pessoas sobre a nossa causa”. Paulo conheceu Bob em 1998, quando ele veio participar como jornalista de uma reunião sobre o projeto Amazônia que seria implantado no ano seguinte. A impressão que o canadense deixou por aqui foi excelente. “Ele é um cabeludo muito simpático, uma gracinha de pessoa”, disse Adário.

O Greenpeace Brasil emitiu uma nota à impressa comentando o fato e lembrando que as idéias de Bob Hunter continuam a existir “nas pessoas que ele inspirou, nas baleias que ele salvou e na organização que ele ajudou a criar.”

Bob Hunter trabalhou em jornais canadenses como o Vancouver Sun e o Winnipeg Tribune, e no canal de TV Citytv, como jornalista ambiental. Escreveu 13 livros, entre os quais “Rainbow Warriors”, de 1978, em que descreve a formação do Greenpeace. Pelo livro “Occupied Canada: A young white man discovers his unsuspected past” (Canadá ocupado: um jovem branco descobre seu passado insuspeito), Hunter ganhou o importante prêmio literário canadense Governor General’s Award, em 1991. A revista Time o elegeu um dos heróis ecológicos do século XX.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.