Reportagens

Um desafio só

Na fazenda Rio Negro, cenário das novelas “Pantanal” e “América”, um time de ambientalistas de primeira tenta salvar uma das principais paisagens brasileiras.

Sérgio Abranches ·
2 de junho de 2005 · 19 anos atrás

A Fazenda Rio Negro é uma reserva particular do patrimônio natural – RPPN – mantida pela Conservation International – CI Brasil e está em plena atividade de formulação de seu plano de manejo, de acordo com as novas diretrizes do IBAMA. Não é tarefa fácil. Primeiro, porque os critérios criados pelo governo são controvertidos e nem sempre se aplicam a todos os casos igualmente.

Segundo, porque é um trabalho difícil conciliar em um mesmo plano as diferentes visões, do ornitologista, do técnico em turismo, do biólogo, do ambientalista. Para enfrentar esse desafio, a CI Brasil convocou, além de seus próprios especialistas, um time de primeira de especialistas, entre eles, alguns grandes conhecedores do Pantanal como um todo.

Um deles é Adalberto Eberhard, que dedicou boa parte de sua vida profissional à construção e consolidação da ONG Ecotrópica que, com auxílio da Fundação Moore, adquiriu algumas fazendas em pontos-chave do entorno do Parque Nacional do Pantanal, próximo à fronteira com a Bolívia e as transformou em RPPNs, para completar o traçado de proteção do parque nacional. Agora, ele está se envolvendo em novos projetos, em outras áreas do país, sem, claro, abandonar o Pantanal.

Adalberto está impressionado com a aceleração da deterioração ambiental no País, de Sul a Norte, em um mesmo momento em que se sente o aumento da consciência ecológica na sociedade. Quer saber por que essa consciência crescente, ainda que difusa, não consegue deter o avanço da destruição ambiental. Ao contrário, os agentes da destruição estão ficando mais desabusados.

Ele acha que não se pode isolar um processo ou um a área. Principalmente, no que diz respeito à Amazônia e ao Pantanal, afirma que é necessário pensa-los como parte de um mesmo processo sistêmico. “O que está acontecendo na Amazônia, repercute no Pantanal”, diz ele.

Ouça a entrevista de Sérgio Abranches com Adalberto Eberhard para a BandNewsFM.

  • Sérgio Abranches

    Mestre em Sociologia pela UnB e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell

Leia também

Notícias
2 de maio de 2024

Chuvas no RS – Mudanças climáticas acentuam eventos extremos no sul do país

Cheias batem recordes históricos e Rio Grande do Sul entra em estado de calamidade. Mais de 140 municípios foram atingidos e barragem se rompeu na serra

Notícias
2 de maio de 2024

Estudo sobre impacto das alterações no clima em aves pode ajudar espécies na crise atual

Alterações climáticas reduziram diversidade genética de pássaros na Amazônia nos últimos 400 mil anos, mas algumas espécies apresentaram resistência à mudança

Reportagens
2 de maio de 2024

Sem manejo adequado, Cerrado se descaracteriza e área fica menos resiliente às mudanças no clima

Estudo conduzido ao longo de 14 anos mostra que a transformação da vegetação típica da savana em ‘cerradão’ – uma formação florestal pobre em biodiversidade – ocorre de forma rápida; mata fica menos resistente a secas e queimadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.