Reportagens

Um desafio só

Na fazenda Rio Negro, cenário das novelas “Pantanal” e “América”, um time de ambientalistas de primeira tenta salvar uma das principais paisagens brasileiras.

Sérgio Abranches ·
2 de junho de 2005 · 20 anos atrás

A Fazenda Rio Negro é uma reserva particular do patrimônio natural – RPPN – mantida pela Conservation International – CI Brasil e está em plena atividade de formulação de seu plano de manejo, de acordo com as novas diretrizes do IBAMA. Não é tarefa fácil. Primeiro, porque os critérios criados pelo governo são controvertidos e nem sempre se aplicam a todos os casos igualmente.

Segundo, porque é um trabalho difícil conciliar em um mesmo plano as diferentes visões, do ornitologista, do técnico em turismo, do biólogo, do ambientalista. Para enfrentar esse desafio, a CI Brasil convocou, além de seus próprios especialistas, um time de primeira de especialistas, entre eles, alguns grandes conhecedores do Pantanal como um todo.

Um deles é Adalberto Eberhard, que dedicou boa parte de sua vida profissional à construção e consolidação da ONG Ecotrópica que, com auxílio da Fundação Moore, adquiriu algumas fazendas em pontos-chave do entorno do Parque Nacional do Pantanal, próximo à fronteira com a Bolívia e as transformou em RPPNs, para completar o traçado de proteção do parque nacional. Agora, ele está se envolvendo em novos projetos, em outras áreas do país, sem, claro, abandonar o Pantanal.

Adalberto está impressionado com a aceleração da deterioração ambiental no País, de Sul a Norte, em um mesmo momento em que se sente o aumento da consciência ecológica na sociedade. Quer saber por que essa consciência crescente, ainda que difusa, não consegue deter o avanço da destruição ambiental. Ao contrário, os agentes da destruição estão ficando mais desabusados.

Ele acha que não se pode isolar um processo ou um a área. Principalmente, no que diz respeito à Amazônia e ao Pantanal, afirma que é necessário pensa-los como parte de um mesmo processo sistêmico. “O que está acontecendo na Amazônia, repercute no Pantanal”, diz ele.

Ouça a entrevista de Sérgio Abranches com Adalberto Eberhard para a BandNewsFM.

  • Sérgio Abranches

    Mestre em Sociologia pela UnB e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell

Leia também

Salada Verde
20 de janeiro de 2025

Serpentes amazônicas são vítimas crescentes do tráfico

Relatório de ong focado na Região Norte traz dados históricos e atualiza achados das CPIs da Biopirataria e do Tráfico de Animais

Notícias
20 de janeiro de 2025

Alegando emergência energética nacional, Trump diz “vamos perfurar!”

Trump toma posse hoje. Saída do Acordo de Paris já está confirmada. Veja o que esperar para a área ambiental no 2º mandato do Republicano

Podcast
20 de janeiro de 2025

Podcast: Casal ambientalista dedica sua vida à proteção dos manguezais

Na capital cearense, Rusty e Sineide Barreto mantêm o Ecomunam, um museu a céu aberto considerado patrimônio histórico-cultural e natural da cidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.