Reportagens

Versão brasileira

É possível fazer uma ceia de Natal apenas com produtos orgânicos? Difícil, com os cardápios essencialmente exóticos que adotamos. Mas existem alternativas.

Ana Antunes ·
9 de dezembro de 2005 · 18 anos atrás

Todo ano é a mesma coisa. Chega dezembro e a ceia de Natal se torna a principal preocupação de muita gente. Principalmente os ecologistas, que prezam produtos naturais, livres de agrotóxicos e inofensivos ao meio ambiente. Será possível fazer uma ceia inteiramente orgânica?

Difícil. O problema dos cardápios de Natal é que eles não são nada brasileiros. Em pleno verão, nos rendemos aos costumes tradicionais europeus e enchemos a mesa com pratos pesados típicos do inverno de lá. O peru, por exemplo, deve sua fama natalina ao rei Henrique VIII, que governou a Inglaterra no século XVI. A ave, que até então alimentava os imperadores astecas, foi descoberta junto com as Américas e incorporada pelo rei à ceia de Natal. Substituiu o pavão e o cisne na celebração do nascimento de Jesus, e o costume se espalhou pelo mundo.

Peru orgânico no Brasil? Não tem, garantem os especialistas do ramo. “Desconheço totalmente”, diz Ângela Thompson, dona do Sítio do Moinho, que produz e revende produtos desse gênero. O jeito, sugere ela, é substituir o peru por frango caipira ou algo ainda mais tropical, como camarão. E antes que os ambientalistas se arrepiem, é bom esclarecer: nem todo camarão é produto da devastação dos manguezais na costa nordestina. Já existem os orgânicos devidamente certificados.

Resolvido o problema do peru, chega-se ao dilema das nozes. No Império Romano, essas castanhas, além de alimentarem, serviam de brinquedo para as crianças, e na casa dos ricos eram banhadas em ouro e usadas como decoração. Somos fiéis à tradição, mas não precisa. A castanha-do-pará, hoje também conhecida como castanha-do-brasil, é tão ou mais saborosa que a exótica noz, e pode ser obtida de cultivos sustentáveis, que preservam a floresta de pé e garantem a renda de vilas e povoados na Amazônia. Fáceis de achar, assim como a também deliciosa castanha do caju.

No setor de sobremesas a coisa fica mais fácil, desde que você esteja disposto a prepará-las em casa. Todos os ingredientes da rabanada (ovos, pão, leite, açúcar e canela) podem ser encontrados em versão orgânica. O prato é de origem portuguesa e um dos preferidos por mulheres em fase de amamentação, pois acreditava-se que a rabanada aumentava a produção de leite. Por que o doce foi parar na ceia de Natal, é uma incógnita. Talvez uma referência a Maria, mãe de Jesus…

O panetone também pode ser preparado com ingredientes orgânicos, numa mistura entre o tradicional recheio de uvas passas e a adaptação brasileira da castanha-do-pará. A história do panetone é curiosa. Especula-se que foi criado por um padeiro para ganhar a simpatia do pai de sua amada. Para coroar a estratégia, o moço deu o nome do sogro à sua criação: era o pão de Tone.

Alguns países do hemisfério sul já abriram mão dos costumes natalinos exóticos, adaptando a festa à sua realidade. Na Austrália, por exemplo, a ceia é feita na praia, para aproveitar o verão, e na África do Sul a refeição acontece em parques e jardins. Por aqui ainda estamos muito ligados às tradições dos nossos colonizadores. Quem sabe a iniciativa de fazer uma ceia orgânica não é uma oportunidade de criar um Natal mais brasileiro?

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.