Reportagens

No Rio, uma pérola do montanhismo

São 30 quilômetros em meio à Mata Atlântica nas montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A travessia Petrópolis-Teresópolis é uma das melhores do país.

Aldem Bourscheit · Gustavo Faleiros ·
16 de agosto de 2008 · 16 anos atrás

O montanhismo no Brasil não é bem estruturado como em outros países. Quem já caminhou em outras paragens ou já ouviu relatos de amigos que visitaram parques nacionais nos Estados Unidos, Oceania, Europa e até mesmo nos nossos vizinhos Argentina e Chile sabe que nossas áreas protegidas precisam avançar muito para garantir espaço para bons acampamentos, trilhas sinalizadas e regras para impedir a degradação ambiental.

A travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) tem tudo para ser o primeiro exemplo bem sucedido aos montanhistas brasileiros. Não por sua estrutura, que ainda é carente de banheiros e trilhas bem sinalizadas, mas por sua tradição e beleza. O roteiro de 30 Km, desenhado para ser percorrido em dois dias e meio atrai número considerável de visitantes, que certamente estariam dispostos a respeitar regras mais rígidas para desfrutar momentos únicos na paisagem exuberante.

Montamos aqui um pequeno guia da trilha com fotografias para revelar os pontos altos desta linda travessia. O P.N. Serra dos Órgãos, fundado em 1939, está entre as primeiras áreas protegidas do Brasil e protege ecossistemas de montanha e vales repletos de típica vegetação de Mata Atlântica. Ali estão alguns dos pontos mais altos do Sudeste, como a Pedra do Sino, a 2663 metros. A travessia é geralmente feita nos meses de inverno, período de estiagem na região, e não tem alto grau de dificuldade. Qualquer um em razoável forma física tem capacidade para completá-la. Mas não custa estar acompanhado de um guia. E é necessário fazer reserva junto à direção do Parque, que tem uma página na Internet explicando o que se deve fazer para entrar nessa trilha.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Reportagens
6 de fevereiro de 2025

Water canals threaten global wildlife

Scientists highlight the greatest impacts and how to curb the killing to avoid harming global wildlife conservation

Reportagens
6 de fevereiro de 2025

Canais de água ameaçam a vida selvagem mundial

Cientistas apontam maiores impactos e como conter a matança para não prejudicar a conservação global de animais silvestres

Colunas
5 de fevereiro de 2025

Uma arca ou uma Ubá?

Talvez a nossa única chance contra o Corredor da Morte da Biodiversidade Brasileira seja investir em reprodução de ambientes e espécies ex-situ

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.