De 17 a 21 de junho, O Eco abastecerá esta página especial com o que de mais interessante acontecer no V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, organizado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em Foz do Iguaçu. Criado em 1997, este é um dos mais importantes eventos sobre conservação da América Latina, e une em mesas de debates pesquisadores, especialistas e gestores de áreas protegidas. Uma equipe de O Eco acompanhará tudo de perto e enviará reportagens e entrevistas sobre os temas mais atraentes do dia. Aqui, também será possível ter acesso ao conteúdo das palestras na íntegra.
Reportagem – Andreia Fanzeres
Manifesto pela conservação
Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação termina com discurso emocionado do almirante Ibsen Câmara, em que pede mais atenção para áreas de proteção integral no país.
Reportagem – Andreia Fanzeres, Carla di Cologna e Eric Macedo
O peso da enxada
Conservacionistas posicionam-se contra a destruição da natureza por assentamentos. Dossiê revela facilidades legais que priorizam desmatamento condenado pelo próprio governo.
Sérgio Abranches
Conversa de Corredor
O que se ouve nas sessões de um congresso como o CBUC e, principalmente, os suspiros, sussurros e roncos em seus corredores indica as tendências e o estado da política ambiental.
Reportagem – Carla di Cologna
Visitar para conservar
Estudo comprova que a melhor maneira de manter áreas de conservação é incentivar o turismo. Mas para isso, economias precisam crescer e a infra-estrutura tem que ganhar investimentos.
Reportagem – Eric Macedo
A grande chance
Leste do Tocantins oferece oportunidade única para criação de mosaico de unidades de conservação que abranja parte significativa de Cerrado, região do país ainda pouco protegida.
Reportagem – Andreia Fanzeres
Parques na corda bamba
Em países com problemas sociais graves e instituições fracas, parques nacionais estão fadados ao fracasso, diz o cientista John Terborgh. E expostos a tsunamis humanos.
Reportagem – Andreia Fanzeres
Fragilidade em evidência
Livro sobre reservas de desenvolvimento sustentável revela dúvidas e polêmicas na implementação dessas áreas. Na prática, é difícil crer que elas conservem a biodiversidade.
Reportagem – Andreia Fanzeres
Proteção de verdade
Livro de pesquisador mineiro apresenta evolução do pensamento conservacionista e promete apimentar debates sobre eficiência na gestão de áreas protegidas em Foz do Iguaçu.
Rafael Corrêa
De saída
No V CNUC, após pintar para o público em geral um quadro bastante sombrio do direito ambiental, o Ministro Herman Benjamin aponta no STJ o que pode ser um sinal de esperança.
Reportagem – Eric Macedo
Mão estendida
O pesquisador James Barborak defende trégua no embate filosófico entre sócio-ambientalistas e conservacionistas. Mas lembra que o foco da natureza nunca pode ser diminuído.
Reportagem – Carla di Cologna
Eficiência à prova
Avaliação comprova baixa efetividade nos processos de gestão das unidades de conservação federais. As áreas de uso sustentável apresentam os maiores sinais de degradação..
Reportagem – Carla di Cologna
Mutação forçada
Pesquisador alerta sobre a necessidade da interferência do homem na adaptação dos ambientes selvagens às mudanças climáticas. As unidades de conservação são estratégicas.
Reportagem – Andreia Fanzeres
O perfil da caça
Unidades de conservação aparentemente intactas sofrem sérias ameaças em função da caça. Para pesquisador, danos ambientais podem superar atividades de grande impacto.
Reportagem – Eric Macedo
O dado humano na natureza
Palestrantes no Congresso de Unidades de Conservação defendem a necessidade de estudar as relações entre o homem e o meio ambiente para guiar gestão de áreas protegidas.
Reportagem – Eric Macedo
O melhor foi a platéia
Diretor de áreas protegidas do MMA faz palestra anódina, repetindo os mantras da política oficial, e fica constrangido com protesto de chefes de unidades de conservação.
Reportagem – Andreia Fanzeres e Eric Macedo
Semana da Conservação
Começou em Foz do Iguaçu o V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir como proteger mais a natureza.
Leia também o conteúdo das palestras na íntegra:
Leia também
Os 45 anos da pedra fundamental da primatologia no Brasil
Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) completa 45 anos, uma história que se mistura com o desenvolvimento das pesquisas e esforços de conservação de primatas no país →
BR-319, a estrada da discórdia na Amazônia
Pavimentação da rodovia expõe queda de braço dentro do próprio governo, que avança aos poucos com obras entre Porto Velho (RO) e Manaus (AM), a despeito do caos ambiental na região →
Fogo acaba com 71% da biomassa da floresta amazônica em apenas duas passagens
Incêndios recorrentes alteram a estrutura física, a diversidade e a composição das espécies, podendo levar a floresta ao colapso, mostra estudo →