Reportagens

Assentados fornecem carvão para Manaus

Capital do Amazonas é abastecida com carvão de assentamento. Problema se arrasta há mais de uma década, sem qualquer medida por parte de órgãos estaduais e federais.

Renan Albuquerque ·
4 de novembro de 2008 · 17 anos atrás
Elisa Wandeli, pesquisadora da Embrapa. (Foto: Alberto César Araújo)
Elisa Wandeli, pesquisadora da Embrapa. (Foto: Alberto César Araújo)
“Por que sistemas agroflorestais são considerados sistemas sustentáveis de uso da terra? Existem princípios de funcionamento e práticas de manejo de sistemas agroflorestais que favorecem sua sustentabilidade”, resumiu Guedes, defendendo um dos modelos de ação que atualmente está no topo do ranking de atividades que poderão ser usadas pelos agricultores familiares da Amazônia em face ao aquecimento global e à ameaça da fome.

*  e Elendrea Cavalcante

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2026

SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica

Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica

Salada Verde
15 de abril de 2026

Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio

Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado

Salada Verde
15 de abril de 2026

Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030

Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.