Quem sonha em conhecer o Pantanal e acha que isso é complicado basta se esforçar para chegar a Cuiabá. De nenhuma outra capital é tão fácil conhecer os rios e ver os grandes animais sem precisar flutuar ou se molhar. A apenas 100 quilômetros da maior cidade do Mato Grosso começa a rodovia Transpantaneira, curiosamente mais procurada por turistas estrangeiros do que brasileiros. A via foi transformada em estrada-parque em 1996 e não cobra pedágios ou qualquer outra taxa para permitir a visitação de um pedaço mais do que especial do Pantanal.
Enquanto as belezas pantaneiras saltam aos olhos a cada jacaré, capivara ou tuiuiú que aparece, o visitante geralmente vai embora sem entender que atravessou uma estrada catastrófica para o ciclo hidrológico que rege o Pantanal. Além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), administradora da área, não fornecer materiais de educação ambiental ou divulgação para os turistas, é improvável que eles mesmos percebam que no meio de tanta água e de tanto bicho, a natureza sofre graves impactos.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica
Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica →
Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio
Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado →
Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030
Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável →
