![]() |
Em plena época de chuva, o Brasil registrou de sábado para domingo 2.065 focos de calor, que se concentram principalmente no Pará, em Mato Grosso e também no Amazonas. Além do estado com a maior cobertura amazônica do país não costumar queimar tanto, as chamas foram vistas em locais pouco habituais. Em vez do sul do estado, pressionado pelas frentes de desmatamento, os focos foram identificados na porção nordeste, ao longo do rio Amazonas, próximos à divisa com o Pará. Os dados são do sistema de informações FIRMS, da Universidade de Maryland, que utiliza o sensor MODIS para o acompanhamento de queimadas. De ontem para hoje o número de focos caiu para 1.302, com destaque para o leste do Acre, sul do Amazonas, Rondônia e noroeste de Mato Grosso.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Câmara aprova regime de urgência para PL que reduz APA da Baleia Franca, em SC
Com isso, projeto de lei que exclui parte terrestre da Área de Proteção Ambiental (APA) no litoral catarinense pode ir direto ao Plenário para votação →
Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?
Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas →
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I
Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques →


