Reportagens

O fogo continua

Mesmo em período chuvoso, Brasil registra mais de dois mil focos de calor durante o fim de semana. Destaques são Pará, em Mato Grosso e também o nordeste do Amazonas.

Redação ((o))eco ·
26 de outubro de 2009 · 12 anos atrás

 

Fonte: FIRMS
Fonte: FIRMS

Em plena época de chuva, o Brasil registrou de sábado para domingo 2.065 focos de calor, que se concentram principalmente no Pará, em Mato Grosso e também no Amazonas. Além do estado com a maior cobertura amazônica do país não costumar queimar tanto, as chamas foram vistas em locais pouco habituais. Em vez do sul do estado, pressionado pelas frentes de desmatamento, os focos foram identificados na porção nordeste, ao longo do rio Amazonas, próximos à divisa com o Pará. Os dados são do sistema de informações FIRMS, da Universidade de Maryland, que utiliza o sensor MODIS para o acompanhamento de queimadas. De ontem para hoje o número de focos caiu para 1.302, com destaque para o leste do Acre, sul do Amazonas, Rondônia e noroeste de Mato Grosso.

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.