Depois de, por dois anos, propagandear o programa estadual que anistia infratores ambientais, o MT Legal, o governo de Mato Grosso assinou nesta semana o decreto que regulamenta a estratégia. A intenção é de que, sem multas, o estado consiga fazer a regularização fundiária e dos passivos ambientais em todas as propriedades. O decreto prevê prazo de três anos para a recomposição florestal em áreas desmatadas até dezembro de 2007 numa extensão de até 500 hectares. Em zonas maiores, até 3 mil hectares, o proprietário tem dois anos para iniciar a recuperação e acima disso deverá começar os trabalhos dentro de um ano. Quem tiver contas a acertar com o meio ambiente e não aderir ao programa dentro de um ano não poderá gozar dos benefícios. O governo promete gastar dois milhões de reais com o MT Legal.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente
Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
