Agora é oficial: a Casa Branca confirmou na tarde desta quarta que o presidente Barack Obama vai comparecer à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que começa no 07 de dezembro, em Copenhague. O líder americano vai à Dinamarca no dia 09, quando as negociações estarão apenas começando, a caminho de Oslo, na Suécia, onde receberá o prêmio Nobel da Paz.
Em notas distribuídas à imprensa , o Greenpeace afirmou que Obama deu passo positivo em comprometer-se em ir a Copenhague. No entanto, criticou o momento, o começo do encontro, uma vez que as principais decisões só serão tomadas nos últimos dias. A reunião está marcada para terminar em 19 de dezembro. “Mais uma vez, cidade certa, dada errada”, ironizou o comunicado do Greenpeace, em referência a ida de Copenhague há dois meses para o anúncio da cidade campeã das Olímpiadas de 2016, quando o Rio venceu Chicago.
Além de Obama outros 65 chefes -de- estado já confirmaram a presença em Copenhague, entre eles o presidente Lula.
Outra informação confirmada pela Casa Branca é que Obama vai garantir em Copenhague os 17% de redução de emissões de gases de efeito estufa já aprovados em lei pelo Congresso dos Estados Unidos em comparação a 2005. Isso representará uma queda 30% em 2020 sobre os níveis de 1990. Espera-se que a meta possa se tornar mais ambiciosa se o Senado americano aprovar a proposta Kerry-Boxer que eleva a meta de redução de emissões para 20% até 2020.
Saiba mais sobre o encontro de Copenhague
A decepção com Obama
Novos números sobre CO2
A voz dos não desenvolvidos
A ONU espera o Brasil
Leia também
Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém
Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós →
Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade
João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea →
Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre
Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto →





