Delicadeza milimétrica

Menor orquídea do mundo é descoberta em área de transição entre Andes e Amazônia, no Equador.

Redação ((o))eco ·
30 de novembro de 2009 · 12 anos atrás
Foto: Lou Jost

A menor orquídea do mundo acaba de ser descoberta pelo botânico americano Lou Jost no Equador, numa zona de transição entre a cordilheira dos Andes e a Amazônia. Ela tem 2.1 milímetros de largura e pétalas transparentes, com a espessura de apenas uma célula. Estava protegida pela reserva natural Cerro Candelária, de cerca de dois mil hectares e foi encontrada por acaso, quando o botânico inspecionava uma planta maior. A pequena orquídea estava atrelada à sua raiz e, num primeiro momento, o pesquisador chegou a pensar que se tratasse de poeira. A planta pertence ao gênero Platystele, que abriga outras 95 espécies minúsculas.
Nos últimos 10 anos, Jost fez 60 novas descobertas de orquídeas para a Ciência. Não à toa é considerado um dos maiores caçadores de orquídeas do mundo. A notícia foi dada hoje pela revista New Scientist, que não divulgou a localização exata nem a data em que a planta foi coletada.