O Centro Internacional para Pesquisas sobre Florestas (CIFOR) lançou novas análises indicando que as políticas nacionais para pagamento por desmatamento evitado nos países em desenvolvimento podem de fato mudar o destino das florestas. Quase 60 pesquisadores de 19 países estão por trás desse estudo, já considerado a mais atualizada contribuição sobre REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). Esta é a segunda grande publicação do CIFOR sobre o tema, e desta vez ela pontua que mudanças amplas nas políticas internas dos países são essenciais para a implementação de um mecanismo global para remunerar países que reduzirem suas emissões decorrentes da devastação das áreas tropicais. Encontrar esse mecanismo, com as devidas garantias de investimento, é um dos pontos-chave das negociações em Copenhague.
Fala-se hoje na necessidade de um investimento de 15 a 25 bilhões de dólares por ano dos países ricos para implementar essa estratégia, o que demanda uma contrapartida dos países tropicais reformas nas áreas de monitoramento florestal e governança. Além de levar tempo, esse mecanismo precisa deixar claro a quem os recursos serão pagos, como monitorar os estoques de carbono nas florestas e como distribuir os benefícios.
Para fazer o download do estudo, clique aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
Populações de vertebrados reduziram 95% na América Latina e no Caribe
Em todo o planeta, Relatório Planeta Vivo mostra declínio médio de 73% nas populações de vertebrados monitorados entre 1970 e 2022 →
