Reportagens

Biocombustíveis e as emissões

Uso de biocombustíveis no Brasil até 2020 pode aumentar emissões de gases estufa, por conta do deslocamento de pastos para Amazônia e Cerrado.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

A meta brasileira para o uso de biocombustíveis até 2020 pode gerar emissões de gases de efeito estufa que demorariam mais de dois séculos para serem compensadas. A razão é a necessidade de abertura de novas áreas para a pecuária na Amazônia e Cerrado devido a substituição dos pastos pelos biocombustíveis. Com base em um modelo matemático, o pesquisador David Lapola, Centro de Pesquisa de Sistemas Ambientais da Universidade de Kassel, Alemanha, e colegas concluíram que emissões do desmatamento da Amazônia e do Cerrado podem demorar 250 anos para serem compensadas com o uso de biocombustíveis. Para reduzir estes impactos, eles sugerem o aumento da densidade de animais nas fazendas e o uso de óleo de palma no lugar de grãos na produção de combustíveis. O estudo está sendo publicado hoje, na Proceedings Academy Nacional of Sciences (PNAS) (Vandré Fonseca)

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.