Reportagens

Biocombustíveis e as emissões

Uso de biocombustíveis no Brasil até 2020 pode aumentar emissões de gases estufa, por conta do deslocamento de pastos para Amazônia e Cerrado.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

A meta brasileira para o uso de biocombustíveis até 2020 pode gerar emissões de gases de efeito estufa que demorariam mais de dois séculos para serem compensadas. A razão é a necessidade de abertura de novas áreas para a pecuária na Amazônia e Cerrado devido a substituição dos pastos pelos biocombustíveis. Com base em um modelo matemático, o pesquisador David Lapola, Centro de Pesquisa de Sistemas Ambientais da Universidade de Kassel, Alemanha, e colegas concluíram que emissões do desmatamento da Amazônia e do Cerrado podem demorar 250 anos para serem compensadas com o uso de biocombustíveis. Para reduzir estes impactos, eles sugerem o aumento da densidade de animais nas fazendas e o uso de óleo de palma no lugar de grãos na produção de combustíveis. O estudo está sendo publicado hoje, na Proceedings Academy Nacional of Sciences (PNAS) (Vandré Fonseca)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Notícias
20 de março de 2026

Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam

Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.