Reportagens

O Xingu que morrerá

Imagens feitas em visita ao Xingu revelam que Belo Monte vai mudar para sempre o rio, a floresta e os povos indígenas que vivem ali.

Donizete Tomé ·
20 de abril de 2010 · 17 anos atrás

Neste dia 20 de abril de 2010, o governo federal conduziu o leilão de concessão da usina hidrelétrica de Belo Monte. O empreendimento dará origem à terceira maior barragem do mundo e terá potência instalada de aproximadamente 11,6 mil MW. Neste ensaio o ambientalista e advogado Donizete Tomé revela o que será perdido sob o lago de Belo Monte. Saiba mais lendo as reportagens “Aprovada sem louvor” e “Para ONGs, leilão foi ilegal”.

Este será o ambiente destruído.

A bela floresta do Xingu vai para debaixo d’água. Foto: Donizete Tomé.
A floresta da região. Foto: Donizete Tomé.
Os impactos sobre as aldeias no Rio Bacajá são incertos. Este rio desemboca no Xingu bem na volta grande. Foto: Donizete Tomé.
As corredeiras cobiçadas. Foto: Donizete Tomé.
As florestas nas ilhas do rio ficarão submersas. Foto: Donizete Tomé.
Crianças do Xingu têm futuro? Foto: Donizete Tomé.
Os indígenas serão deslocados por conta da obra de Belo Monte. Foto: Donizete Tomé.
Já ameaçadas pelo desmatamento, terras indígenas sofreram pressão da obra. Foto: Donizete Tomé.
Mais uma aldeia que será impactada. Foto: Donizete Tomé.
Mais das belas curvas do Xingu. Foto: Donizete Tomé.
Nas proximidades da grande curva. Foto: Donizete Tomé.
O cair da tarde na área da futura barragem. Foto: Donizete Tomé.
O rio visto de cima na área que será alagada. Foto: Donizete Tomé.
Xingu. Foto: Donizete Tomé.
Xingu. Foto: Donizete Tomé.

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
20 de abril de 2010

Aprovada sem louvor

Em leilão de dez minutos, governo arrebanha investidores para construção de Belo Monte. Consórcio da estatal Chesf apresentou proposta vencedora. →

Notícias
19 de outubro de 2026

Em ato no Pará, Flávio Bolsonaro promete que vai acabar com “entraves ambientais”

O candidato à presidência afirmou caso seja eleito, deixará o proprietário fazer “o que quiser na sua terra” e que proprietário “vai poder fazer o que quiser” →

Análises
19 de outubro de 2026

Açaí manejado: produto da extração vegetal ou cultivo agrícola?

Classificação do açaí como lavoura permanente distorce dados sobre a produção e reduz o reconhecimento do trabalho de comunidades tradicionais →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.