Reportagens

Vale financia projetos na Amazônia

Mineradora lança em São Paulo fundo para financiar ações de desenvolvimento sustentável. Cerca de R$ 51 milhões serão investidos até 2012. Imazon, ISA e Imaflora estão entre organizações beneficiadas.

Redação ((o))eco ·
10 de maio de 2010 · 16 anos atrás

 Nesta segunda(10), ocorre São Paulo o lançamento do Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Vale criada em junho de 2009 cujos objetivos são promover o desenvolvimento sustentável, atuar na melhoria das condições socioeconômicas de diversas regiões e apoiar ações de preservação e conservação do meio ambiente.

O Fundo, que possui recursos aprovados de R$ 51 milhões para investimentos até 2012, tem apoiado ações que se enquadram em três temas específicos: Monitoramento Estratégico da Amazônia legal; Consolidação e Criação de Áreas Protegidas e Promoção de Municípios Verdes. Neste primeiro ciclo, todos os projetos apoiados estão concentrados no bioma amazônico.

Inicialmente, sete instituições contam com o apoio do Fundo Vale: Imazon, Instituto Floresta Tropical, The Nature Conservancy, Instituto Internacional de Educação do Brasil, Instituto Peabiru, Imaflora e Instituto Socioambiental.

O projeto será apresentado no seminário Fórum Fundo Vale – Combate ao Desmatamento Ilegal da Amazônia, no Hotel Transamérica. Entre os convidados das instituições parceiras, estarão presentes no evento Beto Veríssimo, pesquisador Sênior do Imazon, João Meirelles Filho, diretor do Instituto Peabiru, Marcelo Salazar, coordenador do programa Xingu/Terra do Meio , do Instituto Socioambiental e Benito Guerrero, coordenador de terras privadas do Programa de Conservação da Amazônia, da The Nature Conservancy. (Karina Miotto)

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.