Reportagens

Menos uma espécie

Em nova lista de aves ameaçadas, o mergulhão do Lago Alaotra, de Madagasgar, foi oficialmente declarado extinto. No Brasil, mutum-fava torna-se espécie ameaçada.

Redação ((o))eco ·
26 de maio de 2010 · 16 anos atrás
O mergulhão do Lago Alaotra, Madasgar: agora oficialmente extinto. (desenho de Chris Rose/IUCN)
O mergulhão do Lago Alaotra, Madasgar: agora oficialmente extinto. (desenho de Chris Rose/IUCN)
Mutum-fava antes abundantes na Amazônia, estão desaparencedo (foto: divulgação IUCN)
Mutum-fava antes abundantes na Amazônia, estão desaparencedo (foto: divulgação IUCN)

Outra ave em perigo devido à espécies exóticas é um tipo de frango d’água de Santo Tomás em Cuba a Cyanolimnas cerverai, agora classificada como criticamente ameaçada devido à introdução de mangustos e bagres. De forma geral as áreas úmidas e suas espécies continuam sob intensa pressão e a população da Calidris tenuirostris (na Coréia do Sul) e da Numenius madagascariensis da Austrália estão declinando rapidamente devido à poluição e drenagem das áreas costeiras.

No Brasil, o mutum fava Crax globulosa, antes abundante no alto Amazonia ( oeste do Brasil, sul da Colômbia, leste do Equador e Peru e norte da Bolívia) foi considerado ameaçado e sua população está caindo dramaticamente devido a caça.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Apesar das más notícias, a Lista Vermelha mostra que os esforços de conservação são eficazes e duas espécies, o dom-fafe dos Açores Pyrrhula murina e o papagaio de orelha amarela da Colômbia Ognorhynchus icterotis saíram da posição criticamente ameaçada para ameaçada como resultado de esforços para recuperação da vegetação natural, proteção dos ninhos e programas educativos com as comunidades locais. Segundo Andy Symes do Programa de Espécies da BirdLife “Onde há compromisso e recursos financeiros é possível salvar espécies. Nós temos o conhecimento técnico e a vontade, mas é necessário um financiamento mundial para que se possa reduzir a perda de espécies.”

Para saber mais sobre outras espécies (em inglês):

América Latina
Mutum fava – Crax globulosa
Cinclodes palliatus  

Pacífico
Rostratula australis 
Tanysiptera ellioti 

Asia
Mulleripicus pulverulentus 
Emberiza jankowskii 

Africa
Balearica pavonina 
Neotis ludwigii 

Europa
Pyrrhura murina 
Sitta whiteheadi

Para ver a versão completa da atualização da lista vermelha clique aqui (em inglês) 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de julho de 2026

Câmara aprova urgência para sustar ampliação da Estação Ecológica de Taiamã, no Pantanal

Proposta da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) derruba ampliação da unidade de conservação em 56.959 hectares; Governo Lula aumentou área protegida em março

Salada Verde
14 de julho de 2026

Jader Barbalho quer urgência para reduzir Floresta Nacional do Jamanxim

Requerimento para que Projeto de Lei avance diretamente no Plenário do Senado foi apresentado nesta segunda; Proposta foi aprovada apressadamente na Câmara em maio

Reportagens
14 de julho de 2026

Como uma memória de infância levou à descoberta de um peixe no Ceará

Nova espécie de peixe-das-nuvens encontrada na Caatinga graças à ciência cidadã já é considerada por pesquisadores em perigo crítico de extinção devido à localização restrita

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.