Reportagens

Pampa tem desmatamento divulgado

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirma que bioma já perdeu 54% de vegetação nativa e teve desmate de 1,23% entre 2002 e 2008.

Redação ((o))eco ·
23 de julho de 2010 · 15 anos atrás

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou pela primeira vez nesta quinta (22) os dados, consolidados sobre o desmatamento dos Pampas, além de divulgar também os dados sobre a Amazônia, cujo desmatamento foi 47% menor do que o do mesmo período em 2008 e 2009.

 
O ministério reconhece a perda dos ecossistemas e afirma que agora está investigando as causas a fim de propor soluções para o problema. O Pampa já perdeu 54% de sua área original ao longo de sua ocupação histórica. Foram perdidos 1,23% desse bioma entre 2002 e 2008, totalizando 36.400 hectares.
 
O MMA propõe como solução a criação de novas unidades de conservação no bioma, a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e pecuária e a conformação com as orientações do zoneamento econômico-ecológico (formulado recentemente pelo Conselho de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul).

Já é observada a redução do desmatamento em quase todos os estados brasileiros, com exceção do Amazonas, que teve aumento de 6%. O MMA pretende avaliar os motivos, e perpetuar o monitoramento dos estados com maiores índices de desmatamento, como Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas com ajuda dos dados espaciais fornecidos pelo INPE.

O MMA considera a redução do desmatamento como parte do processo que envolve fatores a exemplo do fortalecimento da fiscalização da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e Casa Civil. Além disso, muitas outras ações contra o desmatamento já encontram-se em andamento. Luciano Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama afirma que atualmente existem 14 operações contra o desmatamento na Amazônia e que neste ano serão 226, incluindo fechamento de serrarias e apreensão de madeira já realizados no período entre agosto e maio. (Laura Alvez com informações do MMA)

Leia também

Reportagens
28 de maio de 2025

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo

Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas

Notícias
28 de maio de 2025

“O poder da juventude está em aproximar realidades cotidianas dos espaços de decisão”

Cientista ambiental da Rede Favela Sustentável avalia papel do jovem no enfrentamento da crise climática, tema-foco do IV Fórum Terra 2030

Notícias
28 de maio de 2025

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima foi alvo de violência política e de gênero durante audiência de comissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.