Reportagens

Amazonas contra queimadas

Governo estadual monta sala de situação para controlar os focos de incêndio neste ano e cria plano de ação para 23 munícipios ao longo de rodovias.

Redação ((o))eco ·
3 de agosto de 2010 · 15 anos atrás

Manaus – O governo do estado do Amazonas vai combater as queimadas em dois fronts, que incluem o total de 23 municípios, conforme o planejamento divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Corpo de Bombeiros. Uma sala de situação, para coordenar as ações, está sendo montada no Comando do Corpo de Bombeiros em Manaus.

Em municípios do entorno de Manaus e Calha do Rio Amazonas, a operação Céu Limpo contará com 72 técnicos e pretende evitar as emissões de fumaça, que no final do ano passado encobriram a capital do estado. No sul do Estado, 48 técnicos vão trabalhar na operação Sul Mais Verde, que terá uma base no município de Apuí, para atender também outros seis municípios da região.

Até o dia 28 de julho, tinham sido detectados 264 focos de calor no sul do estado e 86 na região metropolitana de Manaus. Equipes do departamento de inteligência do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já percorrem áreas onde foram detectados focos de calor e cruzam as informações com os licenciamentos emitidos pelo próprio instituto. A SDS atua também em programas de educação ambiental e investe em equipamentos para as brigadas. Dos 23 municípios incluídos, apenas 10 têm brigadas organizadas.

Segundo informações da SDS, no ano passado foram confirmados 914 focos de calor no estado do Amazonas. Mais de um terço deste total, 37,2%, ocorreram em Assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Municípios incluídos nas ações A Ação Integrada de Combate às Queimadas 2010 está levando em consideração 23 municípios, sendo Manaus e os seguintes:
Região Metropolitana com acesso pela BR-319 – Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri;
Região Metropolitana com acesso pela AM-010 – Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga e Silves
Região Metropolitana com acesso pela AM-070 – Manacapuru e Iranduba
Região Metropolitana com acesso pela AM 352 – Novo Airão.
Região Metropolitana com acesso pela BR 174 – Presidente Figueiredo
Região Central – Maués e Parintins.
Régio Sul – Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Canutama e Lábrea.

(Vandré Fonseca)

Entrevista com Nádia Ferreira da Secretária do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas
,

Entrevista com Graco Fregapani, presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)


Leia também

Reportagens
16 de maio de 2025

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador

Nos últimos 30 anos, as três empresas que operaram o bloco 10 adotaram estratégias para fragmentar as comunidades e torná-las dependentes de suas atividades. Mas organizações indígenas resistem a essa pressão

Notícias
16 de maio de 2025

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024

Número é do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, feito pelo MapBiomas. Em Terras Indígenas, a redução foi de 24% no ano passado, em comparação com 2023

Salada Verde
16 de maio de 2025

Deputado quer colocar parques nacionais de volta à lista de concessões do governo

Decreto legislativo tenta suspender norma que retirou 17 parques e duas florestas nacionais de programa de desestatização. Lençóis Maranhenses e Jericoacoara estão na lista

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.