Reportagens

Como Marina Silva abriu espaços

Veja aqui três motivos pelos quais a candidata do Partido Verde mudou os rumos das eleições de 2010.

Eduardo Pegurier ·
4 de outubro de 2010 · 15 anos atrás

Por Eduardo Pegurier

crédito foto:  http://www.flickr.com/photos/28586275@N02/3371330730/
crédito foto: http://www.flickr.com/photos/28586275@N02/3371330730/

1 – Pelo desempenho. Ao alcançar quase 1/5 dos votos e ganhar em Brasília, conquistou o direito de influenciar os rumos do próximo governo; temperando uma eleição que tinha tudo para ser, do início ao fim, reduzida a uma escolha binária. Com menos recursos e apenas um minuto e dezessete segundos de TV, promoveu um novo começo.

2 – Na campanha, a plataforma verde de Marina corria o risco de ser vista como exótica e difusa, mas foi a que mais se esmerou em apresentar diretrizes de um programa de governo. Ela foi enfática ao lembrar que o Estado é laico e não se mistura com posições religiosas pessoais. Não criou uma retórica dúbia ao se afastar das velhas divisões entre esquerda e direita, capitalismo e socialismo, e juntar cabeças econômicas como as de José Eli da Veiga, Ricardo Paes de Barros e Eduardo Giannetti.

3 – É melhor que Lula como mito de perseverança e mobilidade social. Através de sua vida, mostrou que é possível superar uma juventude de pobreza, doenças e analfabetismo até os 15 anos de idade, alcançar um diploma universitário e se tornar uma mulher cultivada e bem-sucedida. Por divergência de princípios, rompeu com o PT, seu partido por 30 anos. Esse movimento manteve sua integridade, até agora inquestionada, e lhe permitiu reerguer nessa campanha a bandeira da ética na política.

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.