Reportagens

Brasil leva prêmio Fóssil do Dia em Durban

ONGs ambientalistas afirmam que o governo brasileiro não merece confiança quando diz que o novo Código Florestal não causará mais emissões por conta do desmatamento.

Redação ((o))eco ·
2 de dezembro de 2011 · 13 anos atrás
A entrega do prêmio ocorre todos os dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (foto: divulgação)
A entrega do prêmio ocorre todos os dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (foto: divulgação)

As ONGs ambientalistas reunidas na 17a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 17), que ocorre deste segunda feira na cidade de Durban, África do Sul, deram hoje ao Brasil o prêmio simbôlico Fóssil do Dia.

Organizada pela Climate Action Network, que reúne 700 ONGs de todo o mundo, a honraria é distribuida durante os dias em que duram as negociações climáticas.

A razão para o Brasil ter recebido o prêmio é a recente tendência de membros do governo de Dilma Rousseff em tentar convencer os diplomatas internacionais de que a mudança no Código Florestal será um ótimo negócio para o país.

                        Leia a cobertura completa da COP 17

Tudo começou na terça, com coletiva de imprensa do chefe da delegação brasileira, embaixador André Corrêa do Lago, dizendo que não havia risco das mudanças na legislação causarem mais desmatamento. Leia as declarações aqui.

Mas o que decidiu mesmo o voto em favor do Brasil na hora de levar o Fóssil do Dia, foram as entrevistas do secretário de Mudanças Climáticas, Eduardo Assad, dadas nesta quinta, nas quais afirma que o país vai superar as metas de redução de gases de efeito estufa com o novo Código Florestal.

A lógica por trás da declaração de Assad é a de que a reforma na lei vai impulsionar a recuperação florestal no país. Mas não é isso o que pensa o Observatório do Clima e nem mesmo IPEA, órgão de pesquisa ligado ao governo. Ambos fizeram levantamentos mostrando que só a anistia de recuperação das áreas de preservação permanente anulam os esforços recentes do Brasil em reduzir as emissões por desmatamento.

Aqui o link para o estudo do Observatório do Clima

Aqui o link para o comunicado do IPEA

Leia também

Reportagens
22 de abril de 2025

Elevação do nível do mar ameaça aves limícolas migratórias

Estudo mostra que o aumento do nível do mar e a compactação de planícies de maré no Amapá reduzem o alimento para aves migratórias, aumentando seu risco de extinção.

Notícias
22 de abril de 2025

Governança climática brasileira é centralizada e anacrônica, dizem especialistas

FGV e Instituto Talanoa propõem criação de um “Sistema Nacional” de Clima para o Brasil

Notícias
22 de abril de 2025

Projeto quer reduzir APA da Baleia-Franca, em Santa Catarina

O projeto de lei pretende excluir toda a faixa terrestre da Área de Proteção Ambiental catarinense, sob alegação de que foco deve estar nos ecossistemas marinhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.