Reportagens

Atlas Amazônia sob Pressão: Solução para a Amazônia

Resultados do estudo sobre o bioma devem servir para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Giovanny Vera ·
10 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás

James Johnson é o presidente do diretório da Fundação Amigos da Natureza (FAN), instituição boliviana membro da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), que apresentou na semana passada o Atlas Amazônia Sob Pressão, com informações e análise das ameaças que afetam a floresta tropical sul-americana.

Há 26 anos o britânico Johnson vive na Bolívia. Nesta conversa com a equipe de ((o))eco, James afirma que com o Atlas, os especialistas que elaboraram o estudo querem “evidenciar e visualizar as consequências das políticas públicas que representam ameaças ao meio ambiente e quais são as políticas públicas que poderiam favorecer processos de conservação e de desenvolvimento sustentável”.

Atualmente na Bolívia é discutida a formulação de politicas públicas focadas em promover  à conservação do meio ambiente. No entanto, James afirma que “paralelamente existem atores e setores que desenham políticas públicas que promovem modelos de desenvolvimento tradicionais que representam ameaças ao meio ambiente”. Dai a importância dos resultados apresentados no Atlas, com especificações de cada país.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Reportagens
2 de novembro de 2024

COP16 encerra com avanços políticos e sem financiamento para conservação

Atrasos complicam a proteção urgente da biodiversidade mundial, enquanto entidades apontam influência excessiva do setor privado

Salada Verde
1 de novembro de 2024

Fungos querem um lugar ao sol nas decisões da COP16

Ongs e cientistas alertam que a grande maioria das regiões mundiais mais importantes para conservá-los não tem proteção

Salada Verde
1 de novembro de 2024

Parque Nacional do Iguaçu inaugura trilha inédita

Trilha Ytepopo possui um percurso de 5 km que segue caminho às margens do Rio Iguaçu e poderá ser feita pelos visitantes do parque

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.