Reportagens

Atlas Amazônia sob Pressão: Solução para a Amazônia

Resultados do estudo sobre o bioma devem servir para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Giovanny Vera ·
10 de dezembro de 2012 · 9 anos atrás

James Johnson é o presidente do diretório da Fundação Amigos da Natureza (FAN), instituição boliviana membro da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), que apresentou na semana passada o Atlas Amazônia Sob Pressão, com informações e análise das ameaças que afetam a floresta tropical sul-americana.

Há 26 anos o britânico Johnson vive na Bolívia. Nesta conversa com a equipe de ((o))eco, James afirma que com o Atlas, os especialistas que elaboraram o estudo querem “evidenciar e visualizar as consequências das políticas públicas que representam ameaças ao meio ambiente e quais são as políticas públicas que poderiam favorecer processos de conservação e de desenvolvimento sustentável”.

Atualmente na Bolívia é discutida a formulação de politicas públicas focadas em promover  à conservação do meio ambiente. No entanto, James afirma que “paralelamente existem atores e setores que desenham políticas públicas que promovem modelos de desenvolvimento tradicionais que representam ameaças ao meio ambiente”. Dai a importância dos resultados apresentados no Atlas, com especificações de cada país.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta