Salada Verde

Divulgação do Relatório do IPCC: semana decisiva para o clima

Reunião com representantes de 195 países divulgará o resultado do primeiro volume do 5ª relatório, cuja análise técnica já está pronta.

Redação ((o))eco ·
23 de setembro de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Começou hoje (23) a reunião em Estocolmo com representantes de governos de 195 países, e que até sexta (27) aprovará o texto final do primeiro volume do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O último relatório foi publicado há 6 anos.

O relatório foi elaborado nos últimos 4 anos. Cerca de 830 cientistas de vários países participaram da elaboração do documento que traz uma síntese sobre a situação do clima no mundo.

Em entrevista a Bernardo Esteves, o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e secretário do Ministério da Ciência, afirmou que o relatório está “devastador”. “Não dá um passo para trás em relação à versão anterior e ainda vai mais longe.” Já o físico Paulo Artaxo, da USP, adiantou que houve um aumento no grau de certeza da influência humana no fenômeno, conforme declarações reproduzidas na reportagem “Clima malparado”, na piauí de setembro.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



De acordo com a Folha de S. Paulo, o relatório técnico do painel já está pronto e deverá ser publicado na próxima sexta (27).

Leia Também

Para IPCC, renováveis são saída para aquecimento global
Chefe do IPCC tem esperanças de acordo
Aquecimento global: ultrapassado limiar crítico de carbono

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de agosto de 2026

Amazônia está secando. O que podemos fazer 

A combinação de mudanças climáticas com desmatamento já afeta o ciclo de água da região e, por consequência, as chuvas do resto do Brasil. Precisamos agir agora

Salada Verde
17 de agosto de 2026

Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta

Reportagens
17 de agosto de 2026

Rastreabilidade da soja e da carne esbarra na falta de integração

Estudo do WRI Brasil analisou 21 iniciativas no país e defende um protocolo nacional para conectar sistemas e critérios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.