A urbanização intensa no Brasil nas últimas décadas levou o número de municípios a aumentar mais de oito vezes desde 1872. A criação de novas cidades aconteceu principalmente, em Minas Gerais e São Paulo, conforme é possível observar no infográfico abaixo, que foi organizado a partir de dados do Atlas do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com mais centros administrativos e mais gente vivendo em áreas urbanas, surgiram também novos problemas ambientais. O uso crescente de recursos naturais, a pressão pela ocupação de áreas verdes frente à demanda por espaço, a alta geração de resíduos e lixo, e a necessidade de ampliação de redes de saneamento básico e tratamento de água e esgoto, estão entre os desafios que os gestores municipais terão que enfrentar cada vez mais.
A criação de cidades, porém, nem sempre vem acompanhada dos mecanismos institucionais necessários para lidar com questões ambientais. Conforme o estudo Perfil dos Municípios Brasileiros, também do IBGE, apenas 63,7% das cidades contam com Conselhos Municipais do Meio Ambiente, 55,42% têm legislação específica, 37,2% têm Fundo Municipal do Meio Ambiente, e 24,4% possuem áreas de conservação ambiental.
Ao se analisar a evolução dos número de municípios no país, é importante observar quando mais unidades foram criadas. Dois períodos concentram a multiplicação de cidades no país, as décadas de 1950 e 1960, e as de 1980 e 1990, conforme indica o gráfico abaixo.
Baixe as informações que embasaram esta datareportagem. Clique aqui para obter uma tabela em excel ou em arquivo tipo .csv, com a quantidade de municípios por Estado no período.
Leia também

“Ainda estou aqui”: oito espécies brasileiras sob risco de desaparecer
De um macaco na Amazônia até uma aranha minúscula que vive apenas em cavernas na Caatinga potiguar, ((o))eco lista oito espécies que lutam contra o risco de extinção →

Na defesa de dois pontos de esperança no litoral do Rio
Articulação visa garantir uso sustentável das ilhas das Peças e Palmas, considerados Hope Spots do planeta por sua biodiversidade, hoje impactadas pela pesca irregular e turismo desordenado →

No Pão de Açúcar, trabalho voluntário inspira luta contra crise climática
Projetos voluntários de reflorestamento ajudam a combater ilhas de calor nas grandes cidades. No Rio de Janeiro, programa de adoção é alternativa para quem quer contribuir →