Reportagens

Virada em Barra Grande

Num gesto inesperado, desembargador reconsidera sua decisão, decide impedir a derrubada de 4 mil hectares de Mata Atlântica e convoca as partes para negociar.

Lorenzo Aldé ·
17 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás

No conflito em torno da hidrelétrica de Barra Grande, que pode derrubar mais de 4 mil hectares de Mata Atlântica ao longo do rio Pelotas, na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a balança voltou a pender para o lado dos ambientalistas. Na quinta-feira, 16, o desembargador Vladimir Passos de Freitas, que há menos de um mês havia suspendido uma liminar que impedia a derrubada da floresta, reconsiderou sua decisão e, com um despacho, revalidou a liminar. Agora a empreiteira Baesa, responsável pela obra, está novamente proibida de prosseguir com a retirada das árvores. O desembargador também determinou a realização de uma audiência de conciliação.

A decisão aconteceu na véspera do julgamento de um agravo movido pela Rede de Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica e pela Federação das Entidades Ecologistas de Santa Catarina (Feec). Na sexta-feira, 17, um grupo de 15 desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, iria decidir se mantinha a suspensão da liminar ou se aceitava o agravo dos ambientalistas. Mas o despacho do desembargador Vladimir, que é presidente do TRF, dispensou o julgamento.

Foi uma reviravolta inesperada. Os advogados das ONGs ambientalistas vinham tentando conversar com os desembargadores para convencê-los da gravidade da situação em Barra Grande, mas consideravam difícil que a decisão prévia do presidente do TRF fosse derrubada por seus pares. Na quarta-feira, procuraram o próprio Vladimir, num último esforço de explicar melhor seus argumentos. Foram pegos de surpresa com a reação do desembargador. Observando as fotos aéreas da Mata Atlântica na região da hidrelétrica, ele se mostrou espantado e disse desconhecer o estágio de preservação e o tamanho da floresta a ser desmatada. “Às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras”, comemorou Mauro Figueiredo, advogado da Aprender (Ações para Preservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Econômico Racional).

Diogo Ribeiro Daiello, que esteve com o desembargador no encontro determinante para a decisão, diz que Vladimir Passos de Freitas é considerado “um ícone do direito ambiental”, e por isso estaria se sentindo desconfortável por ter derrubado a liminar. “Ele ficou em uma situação delicada, e nós insistimos que é preciso tempo para conversar, enquanto as árvores ainda estão de pé”, contou Diogo.

No texto do despacho, o desembargador afirma que “persiste um complexo conflito de interesse no qual ressaltam acusações sérias de que no Estudo de Impacto Ambiental a empresa Engevix omitiu dados de extrema relevância, como a existência de mais de 2 mil hectares de Mata Atlântica primária, notadamente remanescentes de araucárias”. Diz que “agora, com mais dados”, considera “obrigatória a tentativa de encaminhar o caso de forma diversa”. E comenta sua própria responsabilidade: “A função do Presidente do Tribunal neste tipo de processo é mais política que jurídica. (…) Cabe ao Presidente procurar viabilizar a solução que melhor atenda ao interesse público”.

Segundo João de Deus Medeiros, um dos líderes da campanha da Feec contra a hidrelétrica de Barra Grande, os argumentos utilizados no agravo aceito pelo desembargador são os mesmos que constam na liminar derrubada por ele. “Não tem nada de informação nova, a liminar do juiz Osni Cardoso Filho já ressaltava as características da área”. Da mesma forma, a fraude no Estudo de Impacto Ambiental e o fato de se tratar de investimento privado, e não público — razões levadas em conta pelo despacho — também eram conhecidos desde a petição inicial contra a obra.

Na opinião de João, o presidente do TRF voltou atrás por reconhecer que a decisão anterior não teve fundamentação consistente. “Outros desembargadores deixaram escapar posições que corroboravam a liminar. Ele deve ter feito uma sondagem e percebido que o Tribunal ia reformar sua decisão”.

Agora a situação da hidrelétrica de Barra Grande volta à mesa de negociação, com o agendamento, para terça-feira, 21, de uma nova audiência de conciliação entre as partes.

Mas haverá conciliação possível? João de Deus Medeiros diz que os ambientalistas querem a revisão do Estudo de Impacto Ambiental. Ele admite conversar com a empreiteira Baesa sobre a possibilidade de aproveitar a hidrelétrica poupando ao menos a vegetação mais preservada, que cobre cerca de 2 mil hectares. “Queremos que o empreendedor refaça o estudo e apresente informações precisas. Se for possível reduzir o lago para aquela faixa não ser inundada, podemos discutir”. Caso contrário, não tem conversa. Os ambientalistas vão lutar na Justiça para que se decrete a nulidade da licença de construção, a demolição da hidrelétrica e a obrigação de recuperar a vegetação afetada.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.