Salada Verde

Produtores rurais necessitados

Bancar com dinheiro público a truculência de produtores rurais aparentemente não tem nada de errado. Foi o que considerou o juiz Alexandre Pampado, da comarca de Juína (MT), ao indeferir o pedido de liminar de cancelamento do empenho de 40 mil reais repassado pelo município à Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprur). A associação congrega os mais poderosos fazendeiros de Juína, graças aos quais o município se tornou conhecido depois de expulsar ativistas ambientais em 2007. Juína consta, por causa das derrubadas na região do rio Preto, na lista dos maiores desmatadores da Amazônia. Tem dinheiro sobrando para os grandes produtores, mas não para sanear as ruas ou fornecer água diariamente aos seus moradores. A justificativa para a doação é bancar acompanhamento judicial e administrativo aos necessitados produtores por causa da iminência de ampliação da Terra Indígena Enawene Nawe sobre suas terras. O juiz entendeu que se as atividades agropecuárias forem encerradas, inúmeros desempregos afetarão a economia da cidade.

Salada Verde ·
11 de novembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de setembro de 2026

Podcast A Natureza da Conversa vai debater caminhos para a transição ecológica

Parceria entre o Mundo Que Queremos e ((o))eco reúne pesquisadores, empreendedores e lideranças para discutir os desafios ambientais do Brasil e do mundo

Análises
22 de setembro de 2026

Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.