Salada Verde

Fundão revisitado

No final da manhã desta segunda (9), o governador Sérgio Cabral e a secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, deram o pontapé inicial nas obras de recuperação e revitalização do canal do Fundão e seu entorno. O canal fica na porta de entrada da capital e forma um arco de 5 quilômetros entre a ilha de mesmo nome e o conjunto de favelas da Maré. A ilha do Fundão fica distante da capital carioca e abriga o principal campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com recursos obtidos junto à Petrobrás, o projeto visa acabar com a degradação do local e reduzir as enchentes causadas pelo rio Faria Timbó. A ideia é desassorear os canais e facilitar a circulação de água. A previsão é que as obras durem dois anos.

Salada Verde ·
9 de fevereiro de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
3 de novembro de 2026

Até onde vai o gigante do Sul

Proteger a araucária em seu limite norte de distribuição em Minas é também conservar a biodiversidade, favorecer a regeneração florestal e manter fontes de alimento e renda associadas ao pinhão →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.