Salada Verde

Escoamento por terra indígena

O escoamento de soja de Mato Grosso para Rondônia e em seguida para o porto de Itacoatiara, no Amazonas, administrado pelo grupo do governador Blairo Maggi, tem adotado outros caminhos possíveis. O melhor deles passa por dentro da Terra Indígena Utiariti, uma gigante de cerca de um milhão de hectares de Cerrado que pertence aos índios Pareci. A estrada de terra de 63 quilômetros que liga as cidades de Campo Novo do Parecis ao rio Papagaio, em Sapezal, corta a área protegida e é aguardada com ansiedade também pelos índios. Além de melhorar seu acesso às cidades da região, eles esperam um aumento do faturamento que ganham cobrando pedágio às carretas, que deverão optar mais pelo caminho pavimentado. O Ibama ainda não liberou a licença de instalação do empreendimento.

Salada Verde ·
9 de março de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.