Salada Verde

Opinião pública x discurso ruralista

Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra que, ao contrário do discurso ruralista pela mudança no Código Florestal, a maioria dos brasileiros prefere menos desmatamento e punição aos que não cumprirem a lei, mesmo que isso signifique queda na produção e aumento de preços.  Encomendada pela não-governamental Amigos da Terra, o trabalho ouviu 2.055 brasileiros com mais de 18 anos, em todo o país, durante os dias 2 e 14 de abril deste ano. A margem de erro é de 2%.Segundo o documento, 91% dos brasileiros acreditam que as leis sobre meio ambiente deveriam ser “mais rigorosas, para evitar o desmatamento”. Quando questionados sobre o que é mais importante para o país, 94% dos entrevistados responderam que é “parar o desmatamento, para evitar desastres ambientais, como mudanças climáticas, desmoronamentos e alagamentos”. Apenas 3% dos brasileiros acreditam ser melhor “permitir mais desmatamentos para produzir mais produtos agrícolas”.Enquanto o Congresso avaliza concessões a desmatadores, 85% dos entrevistados defenderam que as irregularidades no campo deveriam ser “cobradas dos infratores, mesmo que isso possa gerar aumento nos preços dos produtos agrícolas”. Para 60% dos entrevistados, o principal responsável pelo desmatamento é “a falta de controle por parte das instituições de governo, que não aplicam a lei”. Por sua vez, 12% acham que a culpa é da legislação muito permissiva e 9% dos consumidores, que escolhem apenas produtos mais baratos. Quando a pergunta foi sobre intenção de votos nas próximas eleições, 93% disseram que vão votar em candidatos que “dificultem o desmatamento”. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Salada Verde ·
29 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
19 de março de 2026

Ibama libera abate de pirarucu fora da Amazônia e classifica espécie como invasora

Nova instrução normativa permite pesca sem restrições em bacias onde o peixe não é nativo e prevê uso social da carne

Salada Verde
19 de março de 2026

CleanUp Bay 2026 mobiliza cinco municípios em ação simultânea na Baía de Guanabara

Mutirão reúne voluntários no Dia Mundial da Água e evidencia pressão dos resíduos sobre um dos ecossistemas costeiros mais impactados do país

Reportagens
19 de março de 2026

Turismo de observação da baleia-franca-austral cresce em Santa Catarina

Estado se torna Área Patrimônio de Baleias, selo que pode ajudar na conservação da espécie; Expansão urbana, política e especulação imobiliária ameaçam conquistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.