Ao longo do século 20, a visão econômica oscilou entre a promoção de um Estado intervencionista com atuação em todos os setores e funcionando como a grande mãe de todos, e a de um Estado mínimo, que deixasse a mão invisível do mercado gerar riqueza e bem estar. Economias liberais e mercados abertos foram os responsáveis por gerar a maior parte dos ganhos sociais e econômicos durante a história recente, mas o papel dos Estados como reguladores e indutores também se tornou bastante óbvio a cada crise econômica. O dirigismo estatal também está sendo recrutado para incentivar o mercado de energia rumo a uma economia de baixo carbono, como recomendado por novo estudo do Committee on Climate Change britânico. O pacote recomendado inclui uma boa dose de regulação estatal sobre emissões e subsídios para fontes de energia verdes. No Brasil do pré-sal e das termelétricas, estamos indo para o outro lado.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros
No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade →
Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia
Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923 →
Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?
Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores →
