Velho gigante ameaçado

Sismógrafos revelaram mal estado de saúde de árvore com 600 anos no Inpa (AM). Órgão avalia alternativas para salvar o espécime.

4 de novembro de 2009 · 12 anos atrás
Foto: Mário Bentes/Inpa

As conclusões do pesquisador foram obtidas com a ajuda de onze sismógrafos, aparelhos que medem tremores de terra, e aplicativos especiais de computador. Depois, vibrações provocadas por pequenos golpes de martelo foram captadas pelos aparelhos e revelaram a saúde da árvore.

Após as análises, o Inpa estuda alternativas de engenharia e biológicas para tentar salvar o espécime. “A meta é fazer um equilíbrio entre as formas possíveis de melhorar as condições físicas e a estrutura da tanimbuca como um todo”, explicou o coordenador de Ações Estratégicas do órgão, Estevão Monteiro de Paula.