Salada Verde

Salvando emplumados ameaçados

Time tenta salvar espécie em Madagascar, considerada em maior perigo no globo. Quem sabe não ajudam o pato-mergulhão?

Salada Verde ·
23 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Lily-Arison Rene de Roland/Peregrine Fund
Foto: Lily-Arison Rene de Roland/Peregrine Fund

Registros em julho passado de menos de 20 aves no lago, incluindo apenas seis fêmeas, levaram a uma operação de emergência conduzida pelo Wildfowl and Wetlands Trust, Durrell Wildlife Conservation Trust e Peregrine Fund, com apoio do governo de Madagascar. O time coletou ovos em três ninhos, que produziram 24 filhotes, que formarão o núcleo de uma população cativa, além de mais que duplicar a população do marreco. Em paralelo, está sendo conduzido um projeto para tentar garantir a sobrevivência da espécie em seu habitat.

Já o pato mais ameaçado das Américas é o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), que tem o azar de só existir em um Brasil onde querem transformar os poucos rios onde ele vive em reservatórios de hidrelétricas. Pelo sim, pelo não, deveriam chamar o time que ajuda o marreco de Madagascar para ajudar a estabelecer uma população cativa da espécie brasileira.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Saiba mais:
Pato ameaçado por energia limpa
Opiniões divididas em Veadeiros
PCHs ameaçam Veadeiros

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.