Salada Verde

Justiça libera Saracá-Taquera

Desembargador derruba liminar que bloqueou licitação e processo será retomado de onde parou. Mérito será julgado.

Salada Verde ·
4 de março de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em mais um capítulo do imbroglio judicial envolvendo a concessão de florestas públicas para manejo, o presidente do Tribunal Regional Federal, desembargador Jirair Aram Meguerian, suspendeu esta semana a liminar que bloqueou a licitação de áreas na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará. A liminar havia sido concedida pela Justiça Federal em Santarém a pedido do Ministério Público. O órgão alegou que o Serviço Florestal Brasileiro não respeitou procedimentos que garantissem os direitos das populações locais durante a licitação. Em sua decisão, Meguerian escreveu que, “em principio, o procedimento licitatório da concessão da Floresta Nacional de Saracá-Taquera foi precedido de estudos e de cautelas que visam à assegurar a preservação dos componentes culturais das comunidades quilombolas e ribeirinhas dentro ou sob sua área de influência”. O mérito da ação ainda será julgado.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
14 de abril de 2026

Como se parece uma ativista? 

Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente

Salada Verde
14 de abril de 2026

STF determina que União adote providências contra organizações criminosas na Amazônia

Entre as medidas destinadas a União estão a realização de operações pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama, ações conjuntas com as polícias estaduais

Salada Verde
14 de abril de 2026

Índia retira candidatura para sediar a COP33

Governo indiano ainda não publicou comunicado oficial; Coreia do Sul está entre os países cotados para sediar a Conferência do Clima em 2028

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.