Crescem as críticas contra a criação do parque nacional dos Altos da Mantiqueira, com 87 mil hectares de Mata Atlântica entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apesar de metade da área já ser protegida em lei, como topos de morros e áreas de nascentes, deputados e prefeitos têm feito coro com o secretário de meio ambiente de São Paulo, Xico Graziano, engrossando protestos contra a futura unidade de conservação. Sua principal alegação é de que foram pegos de surpresa com a proposta – apenas duas reuniões aconteceram previamente com dirigentes dos 16 municípios que em parte serão integrados pelo parque – e que os cerca de 200 milhões anunciados pelo governo federal são insuficientes para todas as desapropriações. A proposta federal para o parque pode ser conferida aqui.
Saiba mais:
Conservação ao alcance das nuvens
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Parque Nacional da Tijuca bate recorde com quase 5 milhões de visitantes em 2025
Visitação no parque carioca chega a patamar histórico com 4,9 milhões no ano passado. Cristo Redentor concentra mais da metade dos turistas →
Brasil dedica apenas 1% do PIB em prevenção de eventos climáticos
Apesar do aumento de gastos climáticos nos últimos anos, verbas emergenciais superam prevenção em quase dez vezes; Brasil já perde 110 bilhões do PIB por ano em razão de desastres naturais →
Plataforma aponta que 30% do território brasileiro carece de registro fundiário
Ferramenta do Observatório das Políticas de Governança de Terras reúne dados inéditos sobre registros de terra e expõe falhas que ampliam conflitos fundiários no país →
