Salada Verde

Tubarão-elefante torna-se espécie ameaçada

Devido ao declínio da população, agência americana alerta sobre risco à espécie do Pacífico Norte Oriental

Redação ((o))eco ·
9 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto (crédito): Greg Skomal
Foto (crédito): Greg Skomal
 

A NOAA, agência responsável pela atmosfera e pelo mar nos Estados Unidos, passou a considerar o tubarão-elefante (Cetorhinus maximus) como uma espécie ameaçada no Pacífico Norte Oriental, devido ao declínio da população deste peixe na costa Oeste americana. Apesar de protegido pela lei e de programas de conservação, a população do tubarão não vem se recuperando como era esperado. A nova classificação visa despertar o interesse público e das autoridades para desenvolver pesquisas que possam ajudar a recuperar a população da espécie.

O tubarão-elefante, também conhecido como tubarão-frade, é o segundo maior tubarão encontrado nos mares, pode chegar a dez metros de comprimento. É um animal dócil, que filtra o alimento enquanto se desloca na água. Pode ser encontrado desde os trópicos até o Ártico, mas prefere águas costeiras, onde convergem correntes de plânctons, seu principal recurso alimentar. Os tubarões-elefante do Pacífico Norte Oriental são considerados um grupo particular, que migra sazionalmente através da Costa Oeste da América do Norte, do Canadá até a Califórnia. Nos Estados Unidos, ele era pescado até a década de 1950. No Canadá, foi alvo de pescadores até os anos de 1970. Há algumas décadas, estes animais eram vistos em grande grupos, mas desde 1993 não é registrado nenhum grupo com mais de três indivíduos.

A espécie continua vulnerável às atividades humanas. Eles podem acidentalmente serem pescados, se enroscar em equipamentos e serem machucados por navios, quando se alimentam perto da superfície. Nos Estados Unidos, os tubarões capturados devem ser devolvidos à água. No Canadá, os animais e o habitat deles também são protegidos por lei. Mas eles ainda são capturados em muitos países, onde suas barbatanas têm um grade valor comercial e são usadas como ingredientes de uma sopa de tubarão.(Vandré Fonseca)

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.