![]() |
A NOAA, agência responsável pela atmosfera e pelo mar nos Estados Unidos, passou a considerar o tubarão-elefante (Cetorhinus maximus) como uma espécie ameaçada no Pacífico Norte Oriental, devido ao declínio da população deste peixe na costa Oeste americana. Apesar de protegido pela lei e de programas de conservação, a população do tubarão não vem se recuperando como era esperado. A nova classificação visa despertar o interesse público e das autoridades para desenvolver pesquisas que possam ajudar a recuperar a população da espécie.
O tubarão-elefante, também conhecido como tubarão-frade, é o segundo maior tubarão encontrado nos mares, pode chegar a dez metros de comprimento. É um animal dócil, que filtra o alimento enquanto se desloca na água. Pode ser encontrado desde os trópicos até o Ártico, mas prefere águas costeiras, onde convergem correntes de plânctons, seu principal recurso alimentar. Os tubarões-elefante do Pacífico Norte Oriental são considerados um grupo particular, que migra sazionalmente através da Costa Oeste da América do Norte, do Canadá até a Califórnia. Nos Estados Unidos, ele era pescado até a década de 1950. No Canadá, foi alvo de pescadores até os anos de 1970. Há algumas décadas, estes animais eram vistos em grande grupos, mas desde 1993 não é registrado nenhum grupo com mais de três indivíduos.
A espécie continua vulnerável às atividades humanas. Eles podem acidentalmente serem pescados, se enroscar em equipamentos e serem machucados por navios, quando se alimentam perto da superfície. Nos Estados Unidos, os tubarões capturados devem ser devolvidos à água. No Canadá, os animais e o habitat deles também são protegidos por lei. Mas eles ainda são capturados em muitos países, onde suas barbatanas têm um grade valor comercial e são usadas como ingredientes de uma sopa de tubarão.(Vandré Fonseca)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Cientistas registram primeiro caso de anta com anomalia de pigmentação
Animal raro foi documentado por armadilhas fotográficas no Cerrado, dentro do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, norte de Minas Gerais →
World Cleanup Day mobiliza voluntários para limpar praias em nove municípios
Ações da Rede Biomar integram limpeza de praias, ciência cidadã e educação ambiental; Mobilização ocorre em setembro em praias de Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco →
Data center pega de surpresa cidade mineira que sofre com falta d’água
A Atlas Renewable Energy está planejando um data center de 1 gigawatt no município de Paracatu, que supera a capacidade de energia combinada de todas as instalações desse tipo atualmente instaladas no Brasil →



