Salada Verde

Oceano aquecido favorece invasoras

Pesquisa mostra que aumento de temperatura global dos mares facilita entrada de espécies exóticas em habitats nativos.

Redação ((o))eco ·
15 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Animais nativos e exóticos dividem uma placa de experimentação colocada nas águas da Baía de Bodega duarante seis semanas Crédito: (Cascade Sorte/UC Davis photo)
Animais nativos e exóticos dividem uma placa de experimentação colocada nas águas da Baía de Bodega duarante seis semanas Crédito: (Cascade Sorte/UC Davis photo)

Se o aumento da temperatura global já afeta a superfície da Terra, debaixo d’água o desequilíbrio também é crescente. Uma pesquisa realizada por biólogos marinhos da University of California (UC Davis) revela que, com o aumento da temperatura dos oceanos, espécies nativas sofrem com a invasão e a permanência de espécies exóticas em seu habitat.

O local escolhido para análise foi o porto de pesca de Bodega Bay, no leste do Oceano Pacífico. O monitoramento de espécies de vida vegetal e animal têm sido acompanhado por mais de 50 anos na região da baía com a ajuda de pesquisadores do Laboratório Marinho de Bodega. De lá pra cá a temperatura da água subiu 2,5 graus Fahrenheit e a quantidade de espécies exóticas é duas vezes maior em relação às nativas.

Segundo o biólogo Carlos Augusto Figueiredo do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), essa transformação diz respeito à resistência e facilidade de adaptação das espécies exóticas. “O aumento da temperatura das águas temperadas não dá tempo dos seus organismos nativos de se adaptarem. Por outro lado, os invasores são beneficiados por sua rápida capacidade de adaptação. Eles chegam a qualquer parte do globo transportados nos cascos de embarcações e literalmente invadem a praia dos organismos nativos”.

A preocupação dos americanos é grande. Susan Williams, co-autora da pesquisa da UC Davis, explica que esse desequilíbrio pode não ter volta. “Nossos resultados sugerem fortemente que, como as temperaturas do oceano continuam a aumentar, as espécies nativas nesse sistema vão diminuir em abundância, enquanto que as espécies introduzidas têm tendência a aumentar” (Thiago Camara)

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.