Oceano aquecido favorece invasoras

Pesquisa mostra que aumento de temperatura global dos mares facilita entrada de espécies exóticas em habitats nativos.

15 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Animais nativos e exóticos dividem uma placa de experimentação colocada nas águas da Baía de Bodega duarante seis semanas Crédito: (Cascade Sorte/UC Davis photo)

Se o aumento da temperatura global já afeta a superfície da Terra, debaixo d’água o desequilíbrio também é crescente. Uma pesquisa realizada por biólogos marinhos da University of California (UC Davis) revela que, com o aumento da temperatura dos oceanos, espécies nativas sofrem com a invasão e a permanência de espécies exóticas em seu habitat.

O local escolhido para análise foi o porto de pesca de Bodega Bay, no leste do Oceano Pacífico. O monitoramento de espécies de vida vegetal e animal têm sido acompanhado por mais de 50 anos na região da baía com a ajuda de pesquisadores do Laboratório Marinho de Bodega. De lá pra cá a temperatura da água subiu 2,5 graus Fahrenheit e a quantidade de espécies exóticas é duas vezes maior em relação às nativas.

Segundo o biólogo Carlos Augusto Figueiredo do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), essa transformação diz respeito à resistência e facilidade de adaptação das espécies exóticas. “O aumento da temperatura das águas temperadas não dá tempo dos seus organismos nativos de se adaptarem. Por outro lado, os invasores são beneficiados por sua rápida capacidade de adaptação. Eles chegam a qualquer parte do globo transportados nos cascos de embarcações e literalmente invadem a praia dos organismos nativos”.

A preocupação dos americanos é grande. Susan Williams, co-autora da pesquisa da UC Davis, explica que esse desequilíbrio pode não ter volta. “Nossos resultados sugerem fortemente que, como as temperaturas do oceano continuam a aumentar, as espécies nativas nesse sistema vão diminuir em abundância, enquanto que as espécies introduzidas têm tendência a aumentar” (Thiago Camara)